domingo, 21 de outubro de 2012

UMA IGREJA RELEVANTE

Ao falarmos de igreja, precisamos falar na primeira pessoa do singular. A primeira do plural pode nos excluir pessoalmente.

Uma igreja relevante...
1.    Está fundamentada em Cristo Jesus

A essência da vida eterna é conhecer a Deus e a Jesus, o seu Filho eterno. Não há vida espiritual a parte de Jesus. Nossas cerimônias são vazias sem Jesus. Nossa religião é vã sem Jesus.

Jesus não é uma senda incerta, uma trilha insegura, um atalho duvidoso, uma estrada perdida, uma rota dentre outras, um caminho qualquer, mas o Caminho. Jesus é o caminho para o Pai. Fora dele ninguém pode chegar ao céu. Jesus é o único mediador entre Deus e os homens. 

Uma igreja relevante...
2.    Sofre com Jesus
      
Por que Jesus foi rejeitado? Porque ele cuidava dos rejeitados. Ele foi rejeitado porque a sua aparência era semelhante ao seu círculo de convívio. Qual era este círculo de convívio? Prostitutas, cegos, coxos, leprosos, pobres, marginalizados, analfabetos, beberrões, comilões, ladrões, etc. Quando a gente ama a Deus, ama ao próximo. Se converter a Deus é se converter ao próximo. É ter o olhar e as motivações mudadas para sempre.

Uma igreja relevante...
3.    Tem espaço para que todos exerçam seus dons
      
Isto significa que coletivamente a igreja tem um grupo de sacerdotes – ministros – para realizarem a obra de Deus. Todos os crentes verdadeiros são um sacerdócio santo; sagrado para Deus, serviçal para os demais, dotados de dons e graças. O mundo mede a grandeza pelo sucesso. Jesus a mede pelo serviço. Vida na comunidade cristã é vida de serviço aos outros. Jesus foi o Servo de Deus, Aquele que “não veio para ser servido, mas para servir” [Marcos 10.45]. Servi uns aos outros é, assim, um chamado a sair de si mesmo e dos seus problemas, e se dedicar aos outros.

Nenhum comentário: