terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Na simplicidade ele viu a glória de Deus

Lucas 2: 25-32

Não esperamos grandes acontecimentos para ver a glória de Deus?

Será que a revelação de Deus se resume nas minhas meras expectativas e exigências?

Simeão homem simples. As Escrituras definem este homem como justo e piedoso. Princípios básicos para um cristão. Era justo porque fazia bem aos homens. Tinha caráter. Tinha integridade. Era fiel. Piedoso porque vivia a risca os preceitos da lei. Cumpria os mandamentos.

Simeão era um diferencial. Na história do Antigo Testamento não há registrado da permanência do Espírito Santo na vida de alguém. Era passageiro e temporário. Deus assim fazia quando usava um homem ou uma mulher. Um rei. Um profeta. Mas em Simeão o Espírito Santo estava sobre ele, mesmo sem o acontecimento do Pentecoste. O termo é evidente, Simeão era um homem cheio do Espírito Santo.

Idoso. Esperançoso. Fiel a uma promessa que recebera do Espírito Santo que não morreria sem ver o Salvador. Ele creu. Presenciou. Mas como Simeão chegou ao templo? Ele não sabia que José e Maria levariam o menino Jesus para cumprir a Lei de Moisés. Ele foi conduzido pelo o Espírito Santo. Aqui está a diferença. A permanência do Espírito Santo em nós e a nossa sensibilidade para a sua ação nos conduz a lugares onde a glória Deus se manifestará.

Todos esperavam algo sobrenatural. Principalmente as facções políticas da época. Mas enrolado em panos, sem qualquer vestígio de majestade dos requisitos humanos estava o menino Jesus nos braços de Simeão. O Espírito Santo abre os seus olhos para enxergar naquela criança a revelação e a glória de Deus para todas as nações.

Precisamos de um redirecionamento da nossa visão. Além do mais, o que mais necessitados é sermos cheios do Espírito Santo para sermos conduzidos a lugares em que Deus se manifestará. Não mais em templos de pedras, concretos e aparatos da exuberância arquitetônica humana. Mas no interior da nossa alma. O templo agora é a nossa vida. As visões da ação de Deus que eram vistas nos templos de pedras, agora devem ser vistas nos templos de carnes – a nossa vida. Permita que o Espírito Santo abra os seus olhos para que você veja a glória de Deus nascer no seu coração. Que você e outros possam ver Jesus na sua vida com glória e poder. Seja simples, justo e piedoso e verás a glória de Deus.

Nenhum comentário: