segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O que é o evangelho?


É possível então afirmar que exista um grupo de cristãos que compreenderam a mensagem da cruz e se renderam totalmente a graça de Deus e pouco a pouco se desviarem e abraçaram um “outro evangelho”.

Não existe outro evangelho. Existe apenas uma forma de se conceber biblicamente e teologicamente o que aconteceu naquela cruz. Portanto, toda e qualquer variação é perversão. É corrupção.

O que temos hoje são falsos mestres que mexem no coração do evangelho. O coração do evangelho é a fé somente em Jesus Cristo, o crucificado. Como você concebe quem é Jesus e qual foi a sua missão, determina grandemente se você entendeu e compreendeu o evangelho de Deus – as boas novas de Deus. Porque as boas novas de Deus é a seguinte:

  1. Você e eu estávamos completamente desconectados da relação com Deus.
  2. A consciência da existência de Deus sempre houve em toda história e em toda cultura, no entanto, sempre houve o sentimento de separação de Deus.
  3. Deste conceito surge a religião. É uma tentativa do homem e da mulher de construir a ponte para religar a relação com o Deus criador. Entretanto, a religião é uma tentativa humana. A religião é uma tentativa de homens e mulheres serem suficientemente bons para agradar a Deus. É uma tentativa de serem suficientemente elevados para cativarem o amor de Deus. É uma tentativa de serem suficientemente cumpridores de todas as regras, afim de que Deus os aceite e os ame.
Isto não é o evangelho. Isto é a religião. O evangelho é a boa notícia de Deus em saber que somos incapazes de reconectarmos com ele, por mais que fosse a nossa determinação e desejo. Deus então na pessoa de Jesus entra na história e naquela cruz ele assume sobre si o seu e o meu pecado. A sua e a minha impotência. Portanto, o evangelho é a reconciliação de Deus com o homem, e não o contrário.

A boa notícia é que não existe mais dívida. Deus em Cristo pagou a nossa dívida. Não existe mais débito negativo com Deus.

A grande questão é – o que você vai fazer diante desta grande notícia? Você vai se render ou você vai desprezá-la?

Quando a pessoa entende e se rende ao evangelho de Deus a sua vida muda radicalmente. A pessoa se torna um melhor pai. Um melhor marido. Um melhor profissional. Essa pessoa se torna uma mulher mãe. Uma melhor filha. Uma melhor mulher. O verdadeiro evangelho de Deus tem poder para transformar a tudo e a todos.

Tudo isto é diferente da religião. Na religião você se transforma baseado nos seus méritos e esforços. Na religião nós tentamos nos transformar através de metodologias legalistas de fora para dentro. O evangelho de Deus quando nos alcança nos transforma de dentro para fora.

Deus nos ama suficiente para aceitar como somos, mas ele nos ama demais para permitir que nós continuemos os mesmos. Em outras palavras, Deus nos acolhe por seu amor, mas na medida em que nos rendemos e entendemos esse amor, este amor de Cristo nos constrange diariamente. A transformação efetiva de um cristão é decorrente do constrangimento gerado pelo amor de Cristo.

Nenhum comentário: