sábado, 4 de fevereiro de 2012

Aprendendo a esperar..



Isaías 40.31

Esperar é a pior coisa do mundo” (Henri Nouwen)

Aprender a esperar é uma das maneiras pelas quais somos treinados no deserto. Moisés era impaciente. Ele teve que passar por uma fase difícil, enquanto esperava a ação de Deus. Moisés precisou esperar que completasse oitenta anos para Deus usá-lo.

Nós sempre nos afobamos, mas Deus nunca. Não importa o tempo que demore. Deus sempre cumprirá suas promessas e sempre terminará o que se propôs fazer.

Muitos que esperavam que Deus os usasse ficavam inquietos, enquanto Deus estava os moldando. Mas no final a espiritualidade estava amadurecida.

Deus não está preocupado com a quantidade nem com a dimensão das tarefas que realizamos. O que importa é que nos tornemos o que Deus quer que sejamos.

No período da espera temos que lidar com algo extremamente doloroso – o silêncio de Deus.

Ilustração:
  1. Abraão esperou vinte e cinco anos para viver a realidade do poder de Deus no nascimento do seu filho.
  2. José esperou mais de quatorze anos para Deus cumprir suas promessas na vida dele.
  3. Moisés esperou oitenta anos para Deus usá-lo.
  4. Davi teve que fugir de Saul e esperou mais anos até cumprir trinta anos de idade para Deus levá-lo ao trono.
  5. O apóstolo Paulo esperou quatorze anos para pregar o evangelho.
Esperar é nosso destino como criaturas incapazes de produzir aquilo que esperam por si mesmas” (Lewis Smedes)

Esperar é, por natureza, algo que só o humilde pode fazer com graça. Quando esperamos por alguma coisa, reconhecemos que não estamos no controle.

Experimente ir a um consultório médico e dizer à recepcionista: “Sou uma pessoa muito importante. Meu tempo é valioso demais para ficar esperando. O doutor tem de atender imediatamente!”.

Esperar é uma atitude boa para pessoas como eu. Faz-me lembrar que não sou eu o responsável. Sou paciente. Estou na sala de espera. Torna-me mais humilde em aspectos que me são necessários. Porém, quando o assunto diz respeito aos verdadeiros problemas da vida, não esperamos apenas – esperamos em Deus.

Isaías afirma que quem espera no Senhor voará alto como as águias em determinados momentos. Haverá momentos em que você perceberá que, em algumas áreas da vida, é capaz de voar alto espiritualmente. Talvez seja esse seu caso agora. Você se descobre sustentado pelo poder de Deus.

Quando esperamos corremos – Às vezes não voamos alto, mas conseguimos correr sem nos cansarmos. Se for esse o seu caso, a vida não lhe tem sido muito fácil. Você não vê muitos milagres. Precisa bater as asas de vez em quando. Mas com persistência e determinação, sabe que está participando da corrida. Conhece frustrações, mas também sente o prazer de Deus em sua obediência. Precisa continuar correndo – fiel, obediente, servindo, doando e orando. Não tente fabricar o êxtase espiritual. Não se compare com que está voando alto neste momento. Seu dia chegará. Basta continuar correndo.

Quando esperamos caminhamosHá ocasiões em que não voamos alto nem conseguimos correr – por causa de dúvidas, da dor do cansaço ou do fracasso. Nessas ocasiões, o máximo que conseguimos é andar e não desfalecer.

Existem pessoas que correm bem depressa no mundo. Existem algumas águias que voam muito mais lato do que nossos olhos conseguem acompanhar. É duro ser andarilho quando se está cercado de corredores e águias. Mas às vezes andar é o melhor que podemos oferecer a Deus. Ele entende tudo a esse respeito. Andar também conta.

Aquilo pelo qual esperamos não é mais importante do que o que acontece conosco enquanto esperamos

Nenhum comentário: