quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Darwin 'falou e disse': escrevi o Origem das Espécies por razões ideológicas...



Uns 10 anos após ter escrito o Origem das Espécies, Darwin admitiu francamente suas duas razões principais para escrevê-lo:

"Eu devo ser permitido dizer, como alguma desculpa, que eu tinha dois objetos distintos em vista; primeiramente, mostrar que as espécies não tinham sido criadas separadamente, e em segundo lugar, que a seleção natural tinha sido o principal agente de mudança... Alguns dos que admitem o princípio da evolução, mas rejeitam a seleção natural [DESTAQUE DO BLOGGER: Thomas Huxley, Charles Lyell, Joseph Hooker e St. George Jackson Mivart], parecem se esquecer, quando criticam meu livro, que eu tinha em vista os dois objetos acima; assim, se eu errei em atribuir à seleção natural grande poder, o que eu estou muito longe de admitir, ou em ter exagerado no seu poder, que em si mesmo é provável, tenho, pelo menos, como eu espero, ter feito um bom serviço em ajudar a derrubar o dogma das criações separadas". [1]


Uau! Caracas mano!! O homem que teve a maior ideia que a humanidade já teve não foi motivado por uma ideia científica, mas por uma ideologia: o naturalismo filosófico contra a visão criacionista daquela época.

+++++

NOTA:

1. "I may be permitted to say, as some excuse, that I had two distinct objects in view; firstly, to show that species had not been separately created, and secondly, that natural selection had been the chief agent of change... Some of those who admit the principle of evolution, but reject natural selection, seem to forget, when criticizing my book, that I had the above two objects in view; hence if I have erred in giving to natural selection great power, which I am very far from admitting, or in having exaggerated its power, which is in itself probable, I have at least, as I hope, done good service in aiding to overthrow the dogma of separate creations" (The Descent of Man, 1871, p. 92).


Fonte: http://pos-darwinista.blogspot.com/

Nenhum comentário: