terça-feira, 17 de novembro de 2009

Um Deus pequeno...

Fico espantado com a capacidade de alguns cristãos terem uma visão tão pobre a respeito de Deus. Estas pessoas possuem uma longa caminhada cristã, mas desconhecem os pontos principais da fé que professam.

Percebo um reducionismo na crença da igreja contemporânea. O que Deus pode fazer? A busca pelo poder de Deus é somente para a cura do câncer, do tumor, dores de cabeça e problemas dos órgãos. Quanto à pergunta – Cristo nos salva do que? A resposta é a pior possível. O imaginário cristão tem Deus como um ser fantasmagórico. Deus se preocupa somente com a alma do homem. A questão fica complicada quando a pessoa é tricotomista – corpo, alma e espírito. O que Deus irá salvar? Não acreditam na ressurreição do corpo. São hereges e não sabem disso. Suas posições teológicas sempre foram combatidas ao longo da história cristã.

Deus é pequeno, porque estas pessoas não acreditam que ele tem o poder de restaurar todas as coisas. Defendem a aniquilação do universo sem conhecer o que pensam. Na ignorância professam um Deus impessoal – Ele não se relaciona com toda a sua criação. Na mentalidade da igreja atual somente o ser humano é a coroa da criação. É praticamente impossível tirar esta fantasia da cabeça das pessoas. Para elas o resto não tem valor algum.

Defendo a posição de uma mudança da cosmovisão da igreja contemporânea. É preciso fazer novas reformulações na forma de pensar sobre Deus e sua Palavra. Se Deus é pequeno a cosmovisão será pobre e vazia.

A esperança é que Deus irrompa na escuridão da mente e revele a sua imensa grandeza.

Nenhum comentário: