sábado, 1 de janeiro de 2011

Para viver dias melhores...



O famoso rei da música brasileira, Roberto Carlos, sabiamente escreveu em parceria com Erasmo Carlos a linda música “É preciso saber viver”.

Saber viver é saber para onde quer ir. É se entregar ao aprendizado da vida. Estar atento aos detalhes, pois eles poderão ser imprescindíveis a uma profunda mudança.

Gosto muito de Fernando Pessoa, principalmente da sua obra “O Livro do Desassossego”. Certa vez ele disse: “Quando nós paramos de aprender, nós paramos de crescer; e quando nós paramos de crescer, nós paramos de viver”. Esta pode ser a razão de muitas pessoas não terem um rumo de vida – pararam no tempo. Pararam de crescer.

Tenho uma profunda admiração por Eric Voegelin. Ele foi um grande filósofo alemão que contribuiu de forma significativa para o resgate da moral, da fé cristã e de uma sociedade que valoriza a vida humana. Na sua autobiografia ele traçou uma meta. Ele projetou a sua vida durante vinte anos e a forma que gostaria de chegar lá. Livros para ler, lugares para conhecer, formação acadêmica, etc. Para a sua felicidade ele atingiu a sua meta e obteve realização.

Estudos indicam que 97% das pessoas em nossa sociedade não elaboram um programa organizado de metas e por isso não conseguem alcançá-las.

Há diversas razões pelas quais as pessoas não estabelecem metas nem planejam como alcançá-las: medo; auto-imagem negativa; indisciplina; comodismo; miopia situacional.

Precisamos de muitas e diferentes metas na vida. Tipos de metas: intelectuais; financeiras; familiares; sociais; culturais; emocionais; espirituais; profissionais; educacionais.

Sou membro e voluntário de um projeto social que lida diretamente com pessoas que padecem de algum vício e problema familiar. Cada encontro é delimitado uma meta que a pessoa terá que cumprir durante uma semana e levar para o resto da vida. No entanto, percebo nas pessoas e em mim, a imensa dificuldade do cumprimento das metas. As perguntas surgem sobre o motivo da desistência. As respostas variam: medo, indignidade humana, fuga, falta de forças, sem incentivo, etc. o grande problema é que as pessoas desejam impressionar terceiros. Isto não funciona. O estabelecimento da meta é para o próprio bem do indivíduo e seu sucesso. Conseqüentemente será de inspiração para outros, mas em primeiro lugar o indivíduo terá que pensar na sua situação.

Muitos iniciaram o ano com alvos a serem atingidos. Uma certeza cada um deve ter – não será nada fácil. As dificuldades surgirão. Circunstâncias aparecerão para desmotivar. Coisas acontecerão para esmorecer. Pessoas se colocaram como pedra no sapato. Doenças poderão vir à tona. Parece nada animador, mas é a realidade. Portanto, algumas sugestões práticas, mas não significa que seja receita de vida e funcionará. Apenas precauções. Por isso, aprenda:

1. Aceitar a situação – A negação do fato não ajudará em nada.


2. Lidar com a culpa – Culpar-se o tempo todo leva a estagnação. Assuma responsabilidade e veja o que é possível mudar.


3. Estreita os laços – Não encare os problemas na solidão. Divida o seu fardo. Sozinhos estamos perdidos; em comunidade encontramos força.


4. Resolução – Tenha convicções no coração. Determine o que você quer ser e aonde quer chegar.


5. Serenidade – Exerça paciência. Na vida não existe o instantâneo. Renuncie o apelo do nissin miojo. Para alcançar metas exige-se trabalho e espera.


6. Os seus limites – Não adianta ultrapassar a condição física, emocional, financeira para obtenção de algo. Isto simplesmente o destruirá. Uma regra para o alcance das metas é saber ir devagar e sempre. Nunca desistir!


7. Aproveitar as oportunidades – Cada pequeno detalhe da vida, até mesmo uma conversa inesperada, estas coisas podem contribuir para uma mudança de vida e o alcance do alvo desejado.



A importância da meta é dar direção ao que você quer. Ela permite que você verifique o tempo todo se o que está fazendo realmente está contribuindo para que você chegue ao seu objetivo.

É comum encontrar pessoas que, ao chegarem na reta final de suas vidas, verificam que poderiam ter tomado um rumo bem diferente. Mas, é possível mudar o curso da história bem antes do fim. Deixemos para os filmes a imagem do velho, à beira da morte, arrependido das coisas que fez e deixou de fazer. Você pode monitorar continuamente para onde está indo e, assim mudar sua vida. Basta, para tal, ter uma meta. O renomado escritor, padre e teólogo francês, François Rabelais, certa vez disse: “Conheço muitos que não puderam quando deviam, porque não quiseram quando podiam”. O que você quer e poder fazer hoje? Pode e chegará o momento que você irá desejar algo e não poderá tê-lo.

Portanto, concluo com a fabulosa obra de Lewis Carroll – Alice no País das Maravilhas. A ficção sempre atinge a realidade humana e nos vemos em muitas obras literárias e cinematográficas. Nesta obra de Carroll acontece o famoso diálogo de Alice com o sábio Gato de Botas. Alice decide voltar para casa, mas se depara com uma bifurcação. Cheia de pensamentos e com muitas dúvidas sobre qual caminho seguir. Nessa hora aparece o Gato de Botas, que pergunta:


- Qual o problema Alice? Posso te ajudar?
- Estou em dúvida sobre qual caminho seguir.
- Aonde você quer chegar? – perguntou o gato.
- Eu não sei.
- Ora, se você não sabe aonde quer chegar, então qualquer caminho serve…

Nenhum comentário: