terça-feira, 30 de março de 2010

Ela é preciosa...

Fui impactado pela palavra do pastor Ronaldo Lidório. Ele é um notável missionário da Igreja Presbiteriana do Brasil. Atuou na África entre os Konkombas e no norte de Gana. A primeira vez que li algo sobre ele foi justamente uma obra que ele escreveu sobre os Konkombas. Excelente livro. Recomendo.

Durante dois dias tive o privilégio de ouvi-lo. A sua mensagem toca a mente e o coração. Lembrei muito de Jonathan Edwards. Nenhuma verdade chega ao coração sem antes passar pela mente. Era impossível não ter lágrimas nos olhos e sentir o coração arder. Confesso que fazia um bom tempo que não sentia isto.

Percebi que não estava valorizando as Sagradas Escrituras. Uma experiência que ele teve no campo o marcou muito e ele compartilhou. Ouvir esta experiência me fez sentir um nada. Lamentei por ter a Bíblia em abundancia e não amá-la devidamente. Tenho 13 bíblias e não dedico tempo suficiente a elas.

A sua experiência foi a seguinte:

Periodicamente, no final de semana, os líderes das aldeias vinham até a sua e memorizavam 13 versículos em sua língua. Depois, voltavam e transmitiam o texto aos seus irmãos, que também o decorava.
Entre esses líderes, havia uma senhora muito idosa, que levava quatro dias para chegar à casa dos missionários, num trecho que os mais jovens percorriam em um dia. Ela viajava de dia, dormia numa aldeia de noite e prosseguia.
Numa vez, alguns dias após o encontro com os líderes, o missionário estava sob uma árvore em sua aldeia, quando aquela senhora idosa retornou e foi logo dizendo:
-- HOMEM BRANCO, A PALAVRA DE DEUS É PRECIOSA DEMAIS PARA SE PERDER PELO CAMINHO.
Depois, explicou que, depois de caminhar três dias, ela se esqueceu de um dos 13 versos memorizados no final de semana anterior. Por isto, voltava para aprender de novo o verso esquecido.



A vida desta mulher africana reporta-me a vida que o profeta Samuel tinha com o Senhor. O texto Sagrado em I Samuel 3:19 diz:

Samuel crescia, e o Senhor era com ele e não deixou nenhuma de todas as suas palavras cair em terra.



A minha oração é a seguinte: Deus coloca amor no meu coração pela sua Palavra. Permita que a minha mente seja norteada pela riqueza desta Viva Palavra. Não deixe que eu a desperdice. Não permita que eu a deixe ser perder pelo caminho.

Lembro-me do que Spurgeon disse sobre John Bunyan: “Fure-o em qualquer parte; e você verá que seu sangue é bíblico, a própria essência da Bíblia flui dele. Ele não consegue falar sem citar um texto, pois sua alma está cheia da Palavra de Deus”. Isto é o que significa estar impregnado da Palavra de Deus.

Nenhum comentário: