domingo, 14 de março de 2010

Teologia Tabajara...


Esta nossa cultura traz um conceito muito engraçado da vida. Tudo deve ser resolvido de imediato. Se o sono falta, melhor é tomar um remédio. Se a vida perde o sentido, melhor é o suicídio. Se o casamento está ruim, melhor é arrumar outra mulher. O nosso anseio é tão grande que nada pode esperar. Num contexto de dor, miséria, calamidade, desemprego e doenças o que mais pode ser esperado senão a solução para tudo.

Estrategicamente alguns indivíduos copiaram a idéia do Casseta & Planeta. A famosa frase do seu Creysson ecoa nos recônditos eclesiásticos. Os seus problemas acabaram é tudo o que as pessoas querem ouvir. São mestres que sussurram nos ouvidos palavras que os homens desejam ouvir.

As pessoas estão incapacitadas para lidar com os dramas e embates da vida. A procura de auto-ajuda aumenta justamente porque as pessoas querem alguém que tenha uma solução pronta e imediata para a sua situação. É triste saber que as pessoas são treinadas para aprender a ganhar, conquistar e vencer. Elas não sabem lidar com perdas, desordem, fracassos e insegurança. Na atualidade tudo o que for apresentando como solução contra tudo descrito acima será aceito, por mais estapafúrdia que seja a idéia. As pessoas não pensam no que é apresentando, mas visam somente a sua funcionalidade.

Nenhum comentário: