quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O perigo da precipitação...



Conheci e presenciei algumas histórias de pessoas que sentiam um suposto chamado para servir a Deus à frente de uma igreja ou no campo missionário.

A igreja atual fica empolgada e fascinada quando alguém no seu ambiente se destaca com alguma habilidade. Se a pessoa tem uma boa oratória imagina-se que ali está um pregador. Se a pessoa é carismática fantasia-se ali um líder. Enfim, nesta falta de capacidade intelectual, de dons saudáveis e construtivos tudo tem sido aceito. Faltam pessoas preparadas.

Presenciei uma história em que um rapaz se converteu e naquela empolgação de novo convertido queria mudar o mundo. Sentia-se cheio de poder. Falava de Jesus para todos que passavam pelo seu caminho. Criou inúmeras inimizades por forçar uma situação de conversão. Disse então, que Deus o tinha chamado para ser missionário. Foi para o campo e conheceu uma jovem em que tiveram uma relação sexual fora do casamento. Ele não tinha nem 3 anos de convertido.

No dia 23 de julho de 2010 assisti ao excelente programa do Jô Soares. Naquele dia ele tinha como entrevistado o jovem ator Rafa de Martins. Sem dúvida alguma, é um rapaz cheio de capacidades e com uma habilidade fora do comum. Passou por várias experiências. Uma que marcou muito foi a sua experiência religiosa no circuito evangélico. Aos 20 anos participou de um retiro de carnaval a convite de seu primo. Ele relata que se sentiu muito culpado pela história de Jesus. Na sua própria expressão ele se sentiu um monstro. Foi aí então, que “decidiu se converter”. Já possuía algo inerente a sua natureza que é a habilidade de se comunicar muito bem. Levou várias pessoas para a igreja. Qual foi o pensamento da liderança da igreja? Este jovem tem o chamado para ser pastor. Enviaram-no para ser treinado e passou a pregar o evangelho. Passaram-se quatro anos e o Rafa saiu da igreja. Hoje totalmente alienado as coisas divinas. Entende que isto foi um momento da sua história que o despertou para outras coisas nas quais Deus não faz parte.

O que aprendemos com esta lição? Fica a instrução do apóstolo Paulo ao jovem pastor Timóteo que disse: “Não se precipite em impor as mãos sobre ninguém e não participe dos pecados dos outros. Conserve-se puro” [1Timóteo 5.22].

Está aí uma orientação que deve ser seguida à risca. Cuidado com a precipitação. Isto pode levá-lo a cair numa grande confusão.

Nenhum comentário: