terça-feira, 3 de abril de 2012

Ideologia: Eu quero uma pra viver


2 Crônicas 1. 7-12

Este texto de Salomão confirma que a fé não é apenas uma questão de uma crença interna e emotiva. O pedido de Salomão me leva a crer que acreditar em Deus, viver com Deus também é pensar.

O que é pensar? Pensar é um processo mental que acontece quando nos defrontamos com um problema que a vida nos propõe e que precisa se resolvido. Pensamos para resolver problemas. Sem o desafio dos problemas, o pensamento ficaria dormindo, inerte. O pensamento, assim, acontece quando um “não saber” nos desafia. Se alguém se julga possuidor da verdade, não pensa. Pensar, pra que?

Sobre o que pensamos? Estamos envolvidos por tantas coisas que já não sabemos mais no que pensar. Na verdade, os pensamentos já chegam prontos.

Se ideologia é um conjunto de crenças tidas como verdade. Ao invés de pensar, a ideologia repete as fórmulas.

Hoje temos a ideologia da propaganda comercial, eleitoral, relacional, etc. A vida acaba por ser formada por estas sugestões que recebemos diariamente.

Ciência e tecnologia, com toda sua soberba, imaginam trazer as variáveis da vida sob tutela. Infelizmente, as admiráveis conquistas médicas, meteorológicas ou cibernéticas permanecem longe, muito longe, de trazer significado e resposta para a razão da vida.

A idéia que passaram para nós não funcionou. As pessoas continuam mais vazias, mais frustradas, mais deprimidas e solitárias.

Chegamos acreditar que o mundo seria melhor com o crescimento da ciência e da capacidade criativa do ser humano. No entanto, percebemos que o ser humano continua no seu processo de autodestruição. Nós caímos numa mentira. A vida não se torna melhor com progresso humano. O mundo e o ser humano não estão no processo de evolução. Porque esta teoria afirma que o mundo se autodestruirá no final. Se é evolução precisa melhorar e não piorar.

Muitas pessoas estão desiludidas. Muitos estão desistindo da vida porque depositaram a sua esperança e a transformação da sua vida em mãos humanas falíveis.

Ideologia de vida é algo que todos deveriam ter, porque se você não tiver a sua alguém impõe uma pra você.

Mediante estas coisas, o que lhe faz viver? Qual é o seu sentido de vida? O que lhe dá significado para viver?

Nossa batalha é no campo das idéias, a verdade de Deus vencendo as mentiras dos homens, consequentemente do diabo.

Conhecer o evangelho é prioridade na vida cristã. Somos e devemos estar preparados para contestar qualquer indagação, pois muitos céticos, ateus e até irmãos nos perguntarão a razão de nossa fé.

É urgente a troca do verbo “converter” para “servir”. Os cristãos não foram chamados a convencer pessoas a respeito da vida e obra de Jesus através de argumentos persuasivos, mas demonstrar Jesus com nosso estilo de vida. O Cristianismo não é um conjunto de idéias – uma ideologia que se espalha pelo discurso, mas uma pessoa, que se expressa através do amor e do serviço dos seus seguidores.

Jesus não frusta seus planos e não o leva a desilusão. Em Jesus você pode ser o garoto que pode mudar o mundo. Servir a Cristo e viver a missão de Jesus neste mundo é revolução da melhor qualidade.

Utopias são possíveis. Por exemplo, eu espero por uma aurora em que os rios não infeccionem os oceanos. Que os peixes não morram asfixiados. Que o raiar do sol seja menos abrasador. Espero o despontar de uma era em que se acabem as fronteiras, os muros, as cancelas, os preconceitos, discriminação e o racismo. Em que o pobre seja tratado como gente e tenha saúde de primeira classe. Espero que surjam centenas de milhões de jovens que vivam através da paz a proclamação de um mundo possível de se viver com tolerância, respeito e dignidade. Que os instrumentos de tortura sejam destruídos para que não reste qualquer registro da maldade cometida em nome de ideologias, religiões ou regimes políticos. Espero que orfanatos não precisem manter uma criança por mais de um mês porque só existe fila de adoção. Que os idosos não experimentem solidão. Espero que o turismo sexual seja banido. Que se desarticulem os cartéis de droga porque a demanda acabou. Que pouquíssimos necessitem alterar o estado de consciência para tolerar a vida. E que os êxtases venham da grandeza da beleza, da bondade e da solidariedade.

Portanto, não seja um robô da ideologia mentirosa e cheia de ilusões que estão a sua volta. Veja a sua vida à luz da presença de Deus.

A história poderia ter sido diferente? Eis uma pergunta dificílima de ser respondida. Penso que você pode encontrar essa resposta em Deus.

Se a razão da minha vida não puder ser a razão da minha morte, então chegou à hora de rever minhas motivações.

Nenhum comentário: