quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

As circunstâncias não são impedimentos de nos tornamos cooperadores no Reino

Pastorais:

2 Coríntios 8:1-9

Profunda pobreza;
Generosidade;
Voluntários;
Participaram;
Deram de si mesmos.

A história da nossa vida está aí para comprovar a fidelidade de Deus. Em todos estes anos de vida nunca faltou à graça de Deus.

No versículo 1, Paulo diz que a igreja da Macedônia vivia na graça de Deus, e ele dizia a igreja de Corinto para tomarem conhecimento desta graça. Já foi comprovado que os filhos herdam dos pais as suas características e algumas qualidades. Deus é generoso e doador, se você é filho dele, então você deve agir como tal. Abraão deu 10%. Zaqueu deu 50%. A viúva e Barnabé deram 100%.

A igreja da Macedônia transbordava em rica generosidade, sabe como? Na extrema pobreza [v. 2]. Paulo fala com autoridade de uma verdade que era vivida pela a igreja da Macedônia, ele dava testemunho deles.

Aplicação: Irmãos é uma falta de vergonha e ingratidão dizermos que não temos nada e que não estamos em condições de colaborar [v.3] – “(...)e deram tudo quanto podiam, e até além do que podiam. Por iniciativa própria”. Ninguém os forçava a doarem, não sei como eles conseguiam, mas até o que não podiam dar eles davam um jeito para contribuir.

[v.4] – “Eles nos suplicaram insistentemente o privilégio de participar da assistência aos santos”.

Isso deve mexer como os nossos corações. Eles imploravam e diziam – “por favor, nos deixem fazer parte da história da igreja e do povo de Deus”. Eles consideravam um privilégio de serem ofertantes.

[v.7] – “(...)vocês se destacam em tudo: na fé, na palavra, no conhecimento, na dedicação completa e no amor (...) destacam-se também neste privilégio de contribuir”.

Que qualidades desta igreja pobre, que vivia em grandes tribulações. Que honra, que méritos e que destaques. Em quais destes poderíamos nos incluir? No ultimo destaque tenho minhas dúvidas. Não percam o privilégio de ofertarem. Insista para que você possua esses destaques na sua vida tendo em seu coração a disposição para ser um ofertante. O que é devido a Deus e não damos a Ele, somos considerados ladrões, e sabe o que Deus faz com quem rouba e menti dizendo que o que tem não é o suficiente para colaborar?

“Então perguntou Pedro: Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, ao ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu (...) Você não mentiu aos homens, mas sim a Deus (...) Ouvindo isso, Ananias caiu morto”. [Atos 5:3-5ª]

Nenhum comentário: