quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Por que ainda acredito na igreja?



Estamos numa época de apostasia. A Bíblia tem sido tratada de duas formas: 1) Para fins próprios. Ela se tornou um instrumento para o enriquecimento e projeção social de alguns; 2) Para fins enganosos. Falsos mestres a usa para tirar do aprisco o rebanho de Cristo. Aqui cabe a participação também dos teólogos liberais. Na sua sutileza e doce voz tem feito vítimas aos montões.

Jornais e revistas de grandes expressões publicam o avanço e o crescimento da igreja evangélica no cenário brasileiro. Não há como discutir este fenômeno social. No entanto, é um crescimento vazio e um inchaço que revela uma doença.

Num cenário de tantas heresias, falsas doutrinas, deturpações da Bíblia e a manipulação das pessoas duas perguntas surgem: Existe solução? A igreja evangélica brasileira tem salvação?
Acredito na igreja porque ela não é uma invenção humana. Ninguém por mais extraordinário que seja na capacidade mental poderia criar algo tão fascinante. A mente humana não tem condições nenhuma para ter inventado o evangelho. A igreja nasce do evangelho genuíno de Cristo.

A igreja não é uma instituição humana, embora a realidade queira dizer algo bem diferente. A igreja é de Cristo. O seu preço e a sua existência têm um valor inestimável e incalculável – o sangue de Jesus Cristo. O texto sagrado em Atos 20.28-31 diz assim:

Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os
colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o
seu próprio sangue.
Sei que, depois da minha partida, lobos ferozes
penetrarão no meio de vocês e não pouparão o rebanho.
E dentre vocês mesmos
se levantarão homens que torcerão a verdade, a fim de atrair os discípulos.
Por isso, vigiem! Lembrem-se de que durante três anos jamais cessei de
advertir cada um de vocês disso, noite e dia, com lágrimas.


Acredito na igreja porque ela revela o interesse de Deus pelo homem. Revela que é possível viver em comunhão com Trindade, pois Deus nos chama para isso.

Acredito na igreja porque as aparentes decepções conspiram para o propósito maior de Deus em Cristo. É o meio pelo qual Deus revelará o seu poder. Condenará os falsos mestres. Expulsará os hereges da sua presença. Punirá aqueles que a banalizaram. Destituirá do poder aqueles que dominavam sobre ela entre os homens. Todos esses falsos profetas e pastores que estão a serviço do mal estão também a serviço de Deus sem saber. O mal serve a Deus para glorificá-lo e cumprir os seus planos.

Acredito na igreja porque ela é o lugar curador de Deus. Pessoas são curadas e restauradas no ambiente saudável da verdadeira igreja de Cristo.

Acredito na igreja porque ela é o agente transformador de Deus para esta sociedade chafurdado no caos.

Acredito na igreja porque é o povo de Deus. Ela mostra que Deus tem poder para transformar pecadores. Os piores.

Portanto, tenho razões suficientes para lutar pela igreja de Cristo. O zelo do Senhor deve me consumir. A Bíblia instrui em Filipenses 1.27 a lutar a favor do evangelho:

Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do
evangelho de Cristo, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a
seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé evangélica.

Acredito na igreja porque a Bíblia me esclarece que este evangelho anunciado no Brasil (por alguns profetas e pastores) está debaixo da maldição do próprio Deus.

Cristo é o cabeça da igreja. Ele a conduz ao triunfo final. Embora pareça que tudo está errado. No final ele redimirá o seu povo e apartará o joio.

Certa vez ouvi de um pastor galés que antes de criticar a igreja de Cristo deve correr lágrimas nos olhos. Não tenho dúvida de que o próprio Senhor da igreja chora por ver o que fizeram com ela.

Choro e não deixo de acreditar que no final a igreja estará livre de todas estas mazelas. Os responsáveis pagarão pela difamação e vergonha que a igreja e o evangelho de Cristo sofreram devido os escândalos na busca do poder, fama e dinheiro.

Continuo acreditando na igreja!

Um comentário:

Breno Silveira disse...

é meu irmão! Não é fácil mesmo!
Choro também ao ver o que fizemos desta instituição criada por Deus! Cultos vazios da graça de Deus e cheios de perversidade humana. É de trincar os ossos! Estmos na luta tbm aqui em Minas. Fique firme em Cristo!