segunda-feira, 27 de julho de 2009

Algumas constatações...

Certo amigo perguntou-me a razão de algumas pessoas desconhecerem a história da teologia e da fé cristã. A minha resposta surge a partir de algumas constatações:

Soberba da ignorância – Existem pessoas que sofrem disto. Acham que é bonito não saber. Pensam que é uma certa piedade ser ignorante. Crêem que tudo sobre Deus é simples demais. O pior de tudo é que sempre levantam discussões sem propósito.

A cegueira é um estado permanente – Certos indivíduos não conseguem ver um palmo a sua frente. Vivem numa escuridão sem fim. Tem medo de abrir os olhos e ver que nem tudo é como ele pensava ser. Descobrir que Deus mudou. Perceber que sua fé estava baseada em mitos, superstições, crendices e numa construção equivocada da sua própria leitura distorcida, isto pode gerar um desconforto. Por isso, o melhor é permanecer cego. Mas é difícil conversar com gente assim. Não existe um outro jeito de pensar e ler as coisas que não seja do jeito dela.

Não suporta admitir que exista alguém que conheça mais – Um outro fator é o sentimento de insubstituição. A pessoa acha que ninguém pode saber mais do que ela. Não aceita opiniões. Rejeita novos postulados. Ignora sugestões.

Não tem condições para receber novas informações – Penso que existe um grupo de pessoas que não tem condições cognitivas para receber novas informações. Há pessoas que entram numa crise terrível quando descobre que existe um outro mundo além daquele que foi criado por ela. Mexer com a estrutura de vida e fé pode causar transtornos emocionais para o resto da vida. Portanto, muitos morrerão na ignorância. Uma tentativa de cercear as informações surgirá por pessoas que assim foram analisadas acima.

São apenas constatações.

Nenhum comentário: