quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A cultura da mutação...


O número de pessoas insatisfeitas com o corpo cresce a cada dia. Tenho por experiência a minha própria casa. Geralmente a minha esposa diz – o meu corpo não está legal.

Uma pesquisa constatou que jovens entre 14 a 18 anos são os que mais procuram clínicas de estéticas. O percentual cresceu mais de 700% desde 1994. Adolescentes que estão em processo de transformação já entram em mutação. O sexo feminino desta faixa etária muda nariz e seios. Fazem lipoaspiração. O sentimento que toma conta é – agora possa ser aceita. Aceita por quem? Pela sociedade. Pelo grupo de afinidade. Às vezes não é uma questão própria da pessoa. O problema é que disseram que para estar na onda é preciso de alguns reparos.

Recentemente o jornal O Globo noticiou que uma linda modelo carioca ficou mutilada por tentar fazer reparos no corpo. Aparentemente a mulher não tinha nada para mudar. Era muito bonita. Na busca do prazer corporal ela se tornou um Frankenstein. Assim muitas mulheres e homens se tornaram monstros. Um grande exemplo disso é o Rei do Pop Michael Jackson. No final da sua vida estava praticamente irreconhecível.

Por que as pessoas não aceitam o que são? Existem várias respostas para esta pergunta. Mas uma pode ser a falta de opinião e personalidade. Isto é uma questão da falta de capacidade para refletir e dialogar com o que está sendo oferecido e ditado. Não é o corpo que precisa de mudança, é o cérebro que precisa mudar. Infelizmente não há possibilidade de transplante de cérebro.

Nenhum comentário: