sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Desejo e Expectativa...

A arte de construir relacionamentos saudáveis deve ser destaca. O que tenho percebido na prática e no modo de vida das pessoas que estão ao meu redor é, que a grande dificuldade para estabelecer relacionamentos reside na incompreensão da criatividade e do jogo de cintura para manter as teias da amizade, do casamento ou de qualquer outro tipo de relacionamento.

É intrínseco ao ser humano o surgimento do desejo. Cada pessoa é uma caixa de desejo. Via de regra, os relacionamentos estão pautados nesta base – desejo. É o desejo da namorada pelo namorado. O esposo que deseja a esposa. O carro que se torna objeto de desejo. Para as mulheres que estão no período da gestação tem o desejo por uma comida específica. Assim é construído o relacionamento. O outro se torna um objeto de desejo ou pior é, quando o outro se torna o meio para o qual os meus desejos serão satisfeitos.

A expectativa é justamente o dever que o outro tem de cumprir para que tudo o que desejo seja realizado. Quando o relacionamento chega neste nível patológico é bem possível que haja uma destruição da união. O que acontece neste relacionamento é a imensa expectativa que é construída de que alguém fará tudo o quanto for possível para que as minhas demandas sejam supridas. Onde está a abnegação? Onde está a renúncia? Para a pessoa que confunde ou mistura desejo com expectativa estas perguntas não existem.

O relacionamento não pode ser uma lista de deveres. O meu cônjuge ou amigo não tem a obrigação de realizar todos os meus desejos. Não se constrói uma relação baseada na seguinte expectativa – ele ou ela terá que corresponder o meu anseio. Uma relação assim é doentia. Enquanto o foco não mudar a relação não vai parar de afundar. Algumas pessoas desenvolvem relacionamentos visando unicamente à expectativa do cumprimento do desejo.

Portanto, o cuidado deve ser redobrado. Em alguma medida todos cometem esta transferência. Certo é que em algum momento você esperou que alguém fizesse o seu capricho de criança mimada. Muito mais do que esperar a pessoa certa que irá preencher as suas expectativas é você que deve se tornar à pessoa certa. Relacionamento é uma troca. Não existe mão única.

Nenhum comentário: