quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Sogros: uma bênção de Deus...

Escrito por Gary Chapman


Para o bem ou para o mal, nossos pais e sogros fazem parte de nossa vida de maneira íntima e indissociável. Mas, seja no caso de recém-casados ou de cônjuges que estão juntos há muito tempo, de que forma pais e sogros devem fazer parte de nossa vida? A verdade é que precisamos uns dos outros. A liberdade e o respeito mútuos devem ser os princípios norteadores para os pais e seus filhos casados.


Mas que diretrizes a Bíblia dá para os relacionamentos entre cônjuges e seus sogros? Como o casal deve reagir às idéias, sugestões e necessidades dos pais? O que podemos fazer quando vemos os pais destruindo a unidade conjugal? Se for genuína nossa disposição de seguir os padrões bíblicos em nossos relacionamentos com os sogros, dois princípios devem ser mantidos em equilíbrio: uma nova devoção e a honra contínua.

"Deixar" os pais
Em Gênesis 2:24, lemos: "Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne". O casamento envolve uma mudança de fidelidade. Antes do casamento, a devoção da pessoa é aos pais, mas, depois, muda para o cônjuge. Isso é o que os psicólogos chamam de "cortar os laços psicológicos".

Maravilhosa sabedoria
Por outro lado, as sugestões dos pais devem receber a devida consideração. Nossos pais são mais velhos e, talvez, mais sábios. Ao mesmo tempo, não podemos colocar sugestões dos nossos pais acima dos desejos do nosso cônjuge.

Honra aos pais
Honrar aos pais é regra do nascimento até a morte. Honrar foi o mandamento original e permanece para sempre. Infelizmente, nem todos os pais levam vidas respeitáveis. Seus atos talvez não sejam dignos, mas por terem sido feitos à imagem de Deus, são dignos de honra. Você pode respeitá-los pela sua humanidade e por sua condição de pais, mesmo quando não puder respeitar suas ações. É sempre certo honrar seus pais e os de seu cônjuge. "Deixar" os pais por ocasião do casamento não elimina a responsabilidade de dar honra a eles.

Com quem passamos os feriados?
As situações mais difíceis geralmente acontecem nas épocas de feriados. A mãe da esposa quer que o casal passe com ela a véspera do Natal. A mãe do marido deseja que o filho e a nora jantem com ela no dia de Natal. Isso pode ser possível se morarem na mesma cidade, mas, quando moram a muitos quilômetros de distância, passa a ser impossível. A solução deve se basear no princípio da igualdade. Isso pode significar Natal com os pais do marido em um ano e com os pais da esposa no seguinte.

Se eu pudesse fazer mais algumas sugestões práticas, gostaria de aconselhar você a aceitar seus sogros como são. Não ache que cabe a você mudá-los. Se não forem cristãos, deve certamente orar por eles e buscar oportunidades para apresentar-lhes Cristo, mas não tente ajustá-los ao seu molde. Você espera que eles lhe dêem independência para construir seu casamento. Ofereça a eles o mesmo.


Fonte: www.mundocristao.com.br/garychapman

Nenhum comentário: