A maneira de Deus se relacionar conosco é maravilhosa. Ele sem dúvida alguma sabe cativar e quebrar barreiras. Numa posição tão elevada de Santo, Soberano, Rei, Glorioso, Ele se importa conosco. Estes atributos não são empecilhos para Ele se manifestar como Deus gracioso. Independente de toda sua majestade, Ele nos atrai para junto de Si.
A ação de Deus é digna de nota. A riqueza de sua misericórdia cobre todas as nossas imperfeições. Ele nos olha através da sua graça e misericórdia em Cristo.
A forma enfática de Paulo em dizer “Mas Deus [...]” estas palavras são a única esperança de todos os pecadores deste mundo! Este Mas Deus introduz o amor e misericórdia de Deus frente ao homem perdido.
Vejamos como esse amor se manifesta em compaixão misericordiosa, perdoadora e ativa. Ele atua de três formas; e lembremo-nos de que essas formas descrevem o poder supremo de Deus demonstrado na ressurreição de Cristo. Porque o mesmo poder que se opôs às forças da morte, no túmulo de José de Arimatéia, e ressuscitou Jesus dentre aqueles mortos, é a mesma força, diz Paulo aos Efésios, que transformará a situação do homem morto em delitos e pecados, escravizado às forças satânicas e condenado à ira eterna. Essas três formas são expressas por três palavras, ou três frases que marcam toda esta passagem.
Se a cruz fosse entendida, muitas queixas que se levantam contra a providência de Deus seriam silenciadas. Muitas sessões de aconselhamento no gabinete pastoral seriam interrompidas pela aplicação do significado da cruz.
O efeito desta graça é...
1) A manifestação do amor de Deus – [v.4]
É impossível superestimar a importância da cruz de Cristo. Pois se pensarmos a respeito da necessidade da cruz, do significado da cruz, da pregação da cruz, da ofensa da cruz ou do caminho da cruz – apesar de podermos pensar a respeito disto – em todo caso o que estamos dizendo, e devemos dizer, é que a cruz é central para o Cristianismo. Na verdade, dizemos mais. Dizemos que sem a cruz de Jesus Cristo não há um verdadeiro Cristianismo. Quem consegue entender a cruz corretamente, entende a Bíblia e entende Jesus Cristo.
O estado que amor nos alcançou – Esta era a má condição de toda a humanidade. Mas Deus a interrompeu. Em forte contraste com a necessidade e pecaminosidade do homem, e indo de encontro a tal necessidade e pecaminosidade, surge o amor de Deus, e a ação que procede de Sua compaixão. Ele, não é só misericordioso, ao mostrar Sua compaixão para com aqueles que são totalmente indignos e imerecedores; como também é rico em misericórdia. E essa misericórdia procede do amor, Seu grande amor com que nos amou. Há um desejo profundo do coração de Deus pelos homens – o pronome “nos” significa tanto judeu como gentio – para que sejam restaurados para o mais alto e para o melhor plano de vida, conforme o que antes Ele planejou para os homens; e assim mostrou-se cheio de misericórdia, e agiu em graça para com eles.
Deus não nos abandonou no lugar em que naturalmente nos encontramos, incapacitados pelo pecado e incapazes de nos salvar, mas concede-nos a graça para que possamos ser curados, perdoados e restaurados.
A graça é um favor generoso e totalmente imerecido que Deus concede à humanidade, por meio do qual esse processo de restauração pode ser iniciado. A natureza humana necessita ser transformada pela graça de Deus, tão generosamente concedida.
Reflita sobre isso. Foi no momento quando os homens desta terra não davam importância para a pessoa santa de Deus, Deus decidiu entregar o seu precioso filho nas mãos de homens maus.
“Ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação” [Rm 4:25].
A morte de Jesus não foi em vão. Ela foi para nos salvar, nos justificar de nossos pecados, de nossos atos de desobediência, de afronta contra a pessoa de Deus. Quero que você saiba, por mais que você possa fugir de Deus ela está na sua captura, Deus é caçador de homens, sabe porque ele faz isso? É porque somos preciosos para ele, somos o seu maior investimento, em toda criação de Deus não houve nada mais que trouxesse tanta alegria ao seu coração, quando ele fez a mim e a você.
“Mas agora, em Cristo Jesus, vocês que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo” [Ef 2:13].
Não existe nenhum Deus que age desta forma, você não vai encontrar em nenhum nome alguém que é capaz de te salvar. Deus exerceu na carne de seu filho esta pena de morte que deveríamos sofrer – “Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne” [Rm 8:3].
Foi isso que Deus permitiu que Jesus passasse para acabar de uma vez por toda com o pecado na carne.
O efeito desta graça é...
2) A vida que Cristo compartilha conosco – [v.5]
“Nos deu vida juntamente com Cristo”
A palavra juntamente é utilizada para exprimir uma união com Cristo. A idéia é de que, seja qual for a origem racial ou nacional dos homens que se chegam a Cristo, eles são trazidos a essa nova vida de comunhão com todos em Cristo.
Quero trazer a etimologia do grego para esta palavra no seu sentido original. O que esta frase diz é, que somos co-vitalizados e vitalizados com Cristo. Se nós em nossa morte nos reconhecermos como mortos, podemos nos aliar com o corpo inerte de Jesus no túmulo de José para sentirmos a mesma força que levantou Jesus para a novidade de vida. A nossa morte em pecado é cancelada pela mesma força que cancelou o poder que deteve Jesus na pedra daquele túmulo que abrigou o nosso Senhor crucificado.
O amor eterno ou a boa vontade de Deus para com as suas criaturas é a fonte de onde fluem todas as suas misericórdias para nós; este amor de Deus é um grande amor, e a sua misericórdia é uma misericórdia rica.
Cristo não ressuscitou como um ser isolado. Portanto, assim como por meio de Adão a morte e o pecado não ficaram somente para ele, sendo que atingiu toda a humanidade. Assim, segue-se que Cristo, que é o antítipo, não ressuscitou simplesmente visando a si próprio. Porque Ele veio restaurar tudo quanto foi danificado em Adão.
Cristo não morreu nem ressuscitou por causa de si próprio, mas por nossa causa. Portanto, sua ressurreição é a substância da nossa. E o que foi efetuado Nele deve ser levado à conclusão em nós também.
A proposta de Paulo é que a sua vida não é mais direcionada por você e nem pela sua vontade depravada. A sua vida ganha um novo valor na ótica de Cristo, ou seja, você é alguém em Cristo. A sua vida tem valor e sentido em Cristo. Toda beleza e preciosidade da sua vida residem em Cristo e ganha um valor incomparável por causa da glória de Cristo que irradia em você.
A graça na alma significa vida nova na alma. Um pecador regenerado chega a ser uma alma vivente; vive uma vida de santidade, sendo nascido de Deus. Vive, sendo livre da culpa do pecado pela graça que perdoa e justifica. Os pecadores revolvem-se no pó; as almas santificadas sentam-se nos lugares celestiais, elevadas acima deste mundo pela graça de Cristo.
John Wesley, que talvez tenha sentido bem mais do que nós o poder do pecado em sua vida, a força da morte no seu ser, procurou por todos os meios encontrar a saída, mesmo depois de ser missionário na Geórgia; mas não encontrava a resposta: “Como posso compartilhar dessa vitória? Como posso sentir a força da ressurreição em minha vida? Como posso ter vida juntamente com Cristo?” E ninguém conseguia explicar-lhe. Ele perambulava cada vez mais desesperado, sentindo que teria de deixar o ministério (ele já era ordenado, servia e pregava, mas não sentia essa vitória). E um dia, num pequeno recinto na rua Aldersgate, em Londres, ouviu umas palavras da introdução aos Romanos, escritas por Lutero, que diziam que a fé é a operação de Deus em nós. E ele sentiu, naquele instante: “Fé é Deus falando em mim, é Deus apelando para si mesmo, através de mim. É Deus levantando a minha mão para receber aquilo que Ele quer me dar”. E naquele instante ele caiu de joelhos e empolgou toda aquela reunião com a declaração de que, agora sim, ele entendia o que era fé!
Aqueles que nutrem sua esperança na história da graça viverão sua vida para a glória de Deus. A fidelidade de Deus supera todas as imperfeições do homem.
O que deve ser proclamado, é que a essência do cristianismo prático é o triunfo da graça sobre a impotência decaída do homem.
O efeito desta graça é...
3) A esperança eterna – [v.6]
“Juntamente com ele nos ressuscitou”
Este poder da ressurreição é uma força que transforma, do interior para fora, todo o nosso ser. Eu sou a mesma pessoa que era antes desta força se aplicar na minha vida, mas também não sou a mesma pessoa. Quando Agostinho, depois de lutas difíceis para vencer as forças e paixões da sua carne, estava sendo chamado por sua amante, do outro lado da rua, depois da sua conversão: “Vem Agostinho! Agostinho, aqui estou”; ele disse: “Mas eu não estou aqui!” A força da ressurreição é tão transformadora, que mudou até a própria aparência de Jesus. Muitos não reconheceram Jesus. O poder da transformação da ressurreição é imenso, ele opera no velho corpo, escravo, miserável, filho da ira.
A ressurreição é a força que conquista o pecado, a morte a força satânica, e a ira de Deus. Este poder está todo aí a nosso alcance porque Cristo venceu todas estas forças escravizadoras. Ele foi identificado com o nosso pecado, sendo que Deus o fez pecado por nós [2 Co. 5:21]. Deus, para não nos imputar os nossos pecados, imputou-os a Cristo, e seu Filho, por não conhecer o pecado, foi feito pecado por nossa causa. Deus fez que Cristo se tornasse pecado com os nosso pecados, para que pudéssemos nos tornar justos com a justiça de Cristo.
Somos totalmente dependentes de Deus para a nossa salvação, desde o começo até o fim de nossas vidas.
Não devemos ver a cruz como derrota, e a ressurreição como vitória. Antes, a cruz foi à vitória ganha, e a ressurreição, a vitória endossada, proclamada e demonstrada.
Toda a visão pessimista da vida após a morte foi anulada pelo triunfo de Cristo. Não há mais temor. Não há mais insegurança do mundo porvir. Nada pode nos dar tanta esperança do que a ressurreição de Cristo que é o nosso passaporte para uma vida completamente satisfeita na presença do nosso eterno Senhor que decretou a morte da morte.
I Coríntios 6:14 – “Por seu poder, Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará”
Conclusão
Não precisamos esconder tudo o que é feio e repulsivo em nós. Jesus não veio para o superespiritual, mas para o vacilante e o enfraquecido que sabem que não tem nada a oferecer, e que não são orgulhosos demais para aceitar a esmola da graça admirável. A demonstração prática da lei da graça – é uma nova chance na vida. A graça é um favor generoso e totalmente imerecido que Deus concede à humanidade. É a cura para sanar a doença da nossa alma que pode nos lançar no inferno. A graça é a verdadeira forma redentora da presença divina de Cristo que atua dentro de nós, transformando-nos, portanto, é uma ação interna e ativa. O que deve ser entendido é que a graça é a força libertadora que livra a natureza humana da escravidão do pecado a que está sujeita. Calvino dizia que a graça é um antídoto contra a corrupção de nossa natureza. Nossa salvação é decorrente do pacto da graça, através do qual Deus confiou seu povo ao seu Filho.
Graça Ativa
Uma Oração Puritana
SENHOR JESUS, EXCELENTE SUMO SACERDOTE,
Abriste um novo e vivo caminho,
pelo qual uma criatura caída pode achegar-se a ti e ser aceita.
Ajuda-me a contemplar a dignidade da tua Pessoa,
a perfeição do teu sacrifício,
a eficácia da tua intercessão.
Oh, que bênção se segue à devoção,
quando em meio a todas as provações que me exaurem,
os cuidados que me corroem,
os temores que me perturbam,
as enfermidades que me oprimem,
Posso vir a ti em minha necessidade
e experimentar paz que ultrapassa o entendimento!
A graça que restaura é vital para preservar-me,
guiar-me, guardar-me, suprir-me, ajudar-me.
E aqui teus santos fomentam minha esperança;
foram um dia pobres e agora são ricos,
presos e agora estão livres,
provados e agora, vitoriosos.
Cada nova obrigação exige mais graça do que a que agora possuo,
mas não mais do que se possa achar em ti, o tesouro divino
em que habita toda a plenitude.
A ti corro para receber graça sobre graça,
até que se preencha cada vácuo deixado pelo pecado
e eu esteja cheio de toda a tua plenitude.
Sejam meus desejos ampliados e minhas esperanças alimentadas,
para que eu te honre pela minha total dependência
e pela excelência da minha expectativa.
Sê comigo e prepara-me para todos
os sorrisos da prosperidade, as carrancas da adversidade,
as perdas de coisas importantes, a morte de amigos,
os dias de trevas, as transformações da vida
Que eu ache tua graça suficiente para todas as minhas necessidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário