segunda-feira, 31 de março de 2008

Teólogos anencéfalos...

Estou cansado de ouvir pessoas que dizem que a teologia não tem razão de ser, enquanto instrumento de conhecimento e transformação. Então, qual é o motivo de estudarem teologia? Somente para ter o título de pastor?

Este tipo de mentalidade leva algumas pessoas a proferirem as piores palavras e pensamentos sobre igreja, vida cristã, ministério pastoral e sobre a própria vida. A piedosa arrogância destrói as pessoas. O simples fato de contarmos com a graça de Cristo, não pode nos levar a uma espiritualidade ignorante.

Eu recomendo uma excelente obra do teólogo e historiador Justo L. Gonzáles & Zaida M. Pérez. A obra se chama “Introdução à Teologia Cristã”. Esta obra poderá facilitar a sua mudança sobre a razão de ser da teologia.

Os teólogos modernos – eu tomo como exemplo àqueles que estão de saída dos seminários – eles sofrem de um esvaziamento teológico, e porque não dizer também de um certo conhecimento. Tive o desprazer de conversar com alguns “teólogos” que defendem a linha mais crítica e para minha surpresa eles não sabiam defender ou ter uma base daquilo que acreditam como método. Eu tive que ensinar para um liberal o que é ser liberal, vê se pode uma coisa dessas? Portanto, estou convencido do pueril intelecto que alguns estão desenvolvendo. Como disse num post anterior, falam de mais, mas não sabem do que estão falando. Para ficar por cima de outras pessoas, opinam e opinam e não sai nada de construtivo.

Tomando o exemplo de Aristóteles que ficou vinte anos aprendendo com Platão para depois ensinar, tem algumas pessoas que deveriam agir assim, outras que deveriam morrer com a boca fechada.

Nenhum comentário: