quarta-feira, 11 de junho de 2008

A Triunfante Providência de Deus...

O post abaixo é de um grande homem. Tenho a oportunidade de trabalhar com ele no ministério. Além da erudição, é um homem piedoso.

por Judiclay Silva Santos

Por que coisas boas acontecem com pessoas más? Por que coisas más acontecem com pessoas boas?

A doutrina da providência divina nos mostra que Deus é soberano e que ele está no controle absoluto de todas as coisas. As provações pelas quais passamos são inevitáveis, variadas, passageiras, mas também pedagógicas. Todas elas são trabalhadas por Deus para o nosso em final. O trono de Deus é a sala de controle do universo. O Senhor reina! Aleluia!

A vida de José é um poderoso exemplo do triunfo da providência de Deus. Alvo da inveja e do ódio de seus irmãos foi vendido como escravo para Egito. O interessante é que da noite para o dia, ele sofreu uma reviravolta. Ele era um adolescente amado por seu pai, o patriarca Jacó. Ele tinha um lar. Mas agora era mais um entre os milhares de escravos que viviam no Egito. Sem honra, sem dignidade, sem direitos. No entanto, pelos desígnios de Deus ele foi servir na casa de Potifar, oficial do Egito. Quanto tudo parecia ser favorável, ele foi acusado de assedio sexual e injustamente mantido preso por um crime que não cometeu. Durante treze longos e amargurados anos ele sofreu injustiças até que viu Deus transformando suas tragédias em triunfo – de escravo a governador do Egito. Sete anos depois ele recebe a abençoa seu pai e toda a sua família. Ao perdoar seus irmãos, José disse: “Vós, na verdade, intentaste o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida” [Gn 50.20]. Ou seja, Deus é soberano.

O poeta inglês Willian Cowper, disse: “Feliz é o homem que vê Deus envolvido em tudo de bom e de mau que acontece da vida” (ele sabia muito bem sobre isso – acréscimo pessoal). Talvez muitos não encontrem dificuldade para ver Deus nas coisas boas que acontecem, mas tenho certeza que a maioria das pessoas tem uma enorme dificuldade em ver Deus nos acontecimentos ruins. A doutrina da providência corrige essa falha. Certa vez Jesus disse a Pedro: “Você não compreende agora o que eu estou lhe fazendo; mas tarde, porém, entenderá” [Jo 13.7]. Há perguntas para as quais permanecemos sem respostas. Mas uma coisa é certa, as pressões da vida são as mãos do Oleiro nos moldando a fim de que seus maravilhosos propósitos se realizem em nós e através de nós.

Nenhum comentário: