terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Poesia está em tudo...

Muitos não entendem a presença da poesia nas mais distintas áreas da vida. Pensar. Refletir. Racionalizar. Arte. Enfim, poesia é a fonte inspiradora para a criatividade. Ele inspira o novo. Há aqueles que não gostam da poesia na teologia. Acreditam estes que a poesia diminui o valor rico da teologia. Pelo contrário, grandes teólogos poetizam. Em qualquer corrente teológica haverá poesia.

Para um novel estudante de filosofia, sendo este o meu caso, a poesia precisa fazer parte da minha vida com mais intensidade. Filosofar é poetizar. Xenófanes mostra que, no nascimento da filosofia grega, a linguagem poética era um instrumento comum de expressão de pensamento de cunho filosófico, e que os limites entre Filosofia e poesia, embora nos pareçam tão evidentes hoje, eram, do ponto de vista dos modos do discurso, bastante tênues.

Nietzsche, por exemplo, em seu primeiro livro O Nascimento da Tragédia (1872), entendia os diálogos platônicos como o protótipo do romance. Nesse sentido, assim como Xenófanes, também Platão se insere na tradição retórico-poética grega, e esse aspecto muitas vezes é negligenciado. Descurar da forma como Platão escreve sua filosofia é o mesmo que ler poesia sem atentar para os aspectos do texto.

Nenhum comentário: