quarta-feira, 13 de maio de 2009

Desanimados com a igreja...

Este é um sentimento quase que predominante. Muitos pastores e ovelhas não conseguem mais se animarem com a igreja. Em certa ocasião encontrei um pastor batista (esses que são conhecidos pelo adjetivo de “medalhões”) que havia deixado o ministério de uma grande igreja. Perguntei para o pastor o motivo da sua saída, ele então disse: “Não agüento mais a igreja. Não agüento lidar com ovelhas chatas”. Percebi que o seu coração estava ferido.
Um outro caso. Conheço um pastor que pediu exoneração, porque ele passou por um momento difícil na vida familiar com um dos seus filhos. A igreja o culpou. Destratou toda a sua família e não o respeitava como pastor. Até hoje ele anda a vagar de uma igreja a outra.
As ovelhas estão com este sentimento também. Os escândalos. A preguiça. A falta de zelo. A falta de compromisso do pastor leva as ovelhas a perderem a alegria e o prazer pela igreja de Cristo. Até mesmo a sociedade já tem sentido este desanimo.
Cada geração tende a considerar as suas más características como os piores males que a história conheceu. A igreja tem os seus numerosos detratores. Isso faz com que muitos pensem que nunca a igreja foi tão corrupta e impotente como na época atual. É preciso lembrar que o crescimento espantoso e desorganizado da igreja não significa avivamento e muito menos que as igrejas estejam bem. Todavia, um dos mais benéficos resultados do conhecimento da história é colocar os eventos correntes em correta perspectiva. Assim, deste modo será mais fácil entender alguns períodos da igreja. O conforto será que a nossa geração não foi à única a viver tal sentimento. Iremos encontrar a forma correta de lidar com este suposto declínio espiritual. A múltipla e profunda compreensão que a história há de revelar sobre a igreja em variados momentos irá animar o coração a ter esperança no poder renovador do Espírito Santo.
Na qualidade humana, a igreja falha muitas vezes e de muitas maneiras. Não obstante, Cristo cumpriu sua Palavra, e sua Igreja é preservada em todos os momentos. A queda espiritual da alegria e da santidade em dados períodos não foram capazes de arruinar o glorioso plano do Senhor.

Existem diversos sintomas e posicionamentos que nos desanimam na igreja. Mas há também muitos outros que são capazes de animarmos.Impérios elevam-se e caem. Reinos vem e vão. A Igreja permanece. A Igreja é um lugar curador. Os relacionamentos são duradouros. Milhões de vidas são alcançadas e transformadas. As barreiras que dividem os seres humanos são postas abaixo. A igreja continua forte e imbatível. Precisamos tomar a devida consciência de que ela não está nas mãos de homens. Cristo a conduz, a dirige e a governa. Até mesmo nos momentos de declínio. Parece mais fácil desistir da igreja. Todavia, devemos crer nela, viver por ela, trabalhar e morrer por ela.

Nenhum comentário: