quarta-feira, 13 de maio de 2009

Os puritanos...

Não consigo entender o que leva algumas pessoas pronunciarem comentários negativos sobre os puritanos. A única forma correta de entender esses impropérios, é a falta de conhecimento. Via de regra, as pessoas que tentam menosprezar os puritanos, são aquelas que desconhecem o pensamento, a teologia, a vida e a cosmovisão puritana. Não merece nenhum crédito o comentário baseado no preconceito.
Lembro-me do período do seminário. Alguns professores insistiam na crítica severa ao pensamento puritano. Quando confrontados, os tais críticos não sabiam sequer pontuar a teologia puritana. A minha pergunta é – por que criticam?
Alguns são rotulados de puritanos pelo simples fato de manterem a fé conservadora, a piedade e o combate ao pecado.
Os puritanos não foram radicais. Não eram fundamentalistas. Eram ávidos no estudo. Grandes pensadores. Promoveram uma mudança social, cultural, literária e política. A vida, a arte, a música e o intelectualismo são todos apreciados pela teologia puritana. No que tange a sexualidade humana, pensavam para além do seu tempo. Eram adeptos de um bom vinho. Alguns gostavam de charutos.
Será possível que os puritanos foram radicais? Muitos que estão na igreja hoje iriam se escandalizar com o estilo de vida dos puritanos. Aqueles que pensam pejorativamente sobre os puritanos, usam critérios equivocados. O pastor ou o teólogo que deixa de refletir sobre a teologia puritana deixou de levar a sério à vida cristã. Para essas pessoas, o puritanismo tem o estereotipo de legalismo, inflexibilidade, exclusivismo, fanatismo e pietismo doente. Estes adjetivos não cabem para o pensamento puritano.
Na atualidade combater o pecado é ser rotulado de puritano – ainda bem. Levar para a vida prática aquilo que é professado e defendido na teologia, se tornou motivo de chacota.A vida cristã em alguns círculos está em processo de decomposição. Se levar a fé cristã a sério é ser puritano, então, que seja assim. Ainda não descobri, mas até então, a teologia bíblica dos puritanos não transparece perigo nenhum a vida e muito menos a fé.

Nenhum comentário: