quinta-feira, 3 de abril de 2008

Nova Criação, começando agora...


por N.T. Wright

Nós somos chamados para ser parte da nova criação de Deus, chamados para ser agentes desta nova criação aqui e agora. Nós somos chamados para modelar e apresentar esta nova criação com sinfonias e na vida familiar, com justiça social e com poesia, na santidade e no serviço aos pobres, na política e na pintura.

Quando você vê a aurora raiando, você pensa na escuridão de uma forma diferente. "Pecado" não é simplesmente a quebra de uma lei. É a perda de uma oportunidade. Tendo ouvido os ecos de uma voz, nós somos chamados para vir e nos encontrarmos com o Orador. Nós somos convidados para ser transformados pela própria voz, a Palavra do Evangelho, a palavra que declara que o mal foi julgado, que o mundo foi ajustado, que terra e céus uniram-se para sempre, e que a nova criação começou. Nós somos chamados para nos tornar, nós mesmos, pessoas que podem falar e viver e pintar e cantar esta palavra de forma que aqueles que ouviram seus ecos possam vir e dar uma mão no projeto maior. Esta é a oportunidade que coloca-se em nossa frente, como dom e possibilidade. A santidade cristão não é (como as pessoas freqüentemente imaginam) uma questão de negar alguma coisa boa. Ela é sobre crescer e agarrar alguma coisa muito melhor.

Feitos para espiritualidade, nós chafurdamos na introspecção. Feitos para alegria, procuramos por prazer. Feitos para justiça, clamamos por vingança. Feitos para relacionamentos, insistimos no nosso jeito. Feitos para beleza, nos satisfazemos com sentimentos. Mas a nova criação já começou. O sol começou a levantar. Cristãos são chamados para deixar para trás, no túmulo de Jesus Cristo, tudo aquilo que pertence a corruptibilidade e incompletude do mundo atual. É hora, no poder do Espírito, de tomar nossa devida função, nosso papel plenamente humano, como agentes, arautos e guardiões do novo dia que se levanta. Isto, simplesmente, é o que significa ser cristão, seguir Jesus neste novo mundo, o novo mundo de Deus, que ele inaugurou ante nós.

[com essas palavras, o Bispo Wright termina seu livro. É uma boa leitura, altamente recomendável para cristãos e não-cristãos].

Nenhum comentário: