quinta-feira, 3 de abril de 2008

N.T. Wright e sua posição sobre a sexualidade...


(retirado do livro Simply Christian)

Durante os primeiros séculos de Cristianismo, quando todo tipo de comportamento sexual já conhecido pela raça humana era vastamente praticado pela sociedade grega e romana, os cristãos, como os judeus, insistiam que a atividade sexual deveria ser restrita ao casamento de um homem e uma mulher. O resto do mundo, como agora, pensava que eles estavam loucos. A diferença, infelizmente, é que hoje metade da igreja também pensa isso.

Eles não estavam loucos. O ponto sobre a nova criação é que é a nova criação. E embora sejamos informados que procriação não será necessária no novo mundo de Deus (porque as pessoas não morrerão), as imagens que a Bíblia usa para descrever o novo mundo, imagens das bodas do Cordeiro (Apocalipse) ou sobre o novo mundo nascendo do ventre do antigo (Romanos), indicam que o relacionamento macho/fêmea, construído de forma central em Gênesis 1 e 2, não é um fenômeno acidental ou temporário, mas é, pelo contrário, símbolo do fato da própria criação carregar a vida dada por Deus e da possibilidade procriativa dentro dela. Considerar a questão deste ângulo nos dá um contraste gritante com a forma em que, na cultura atual, a atividade sexual tornou-se quase que completamente desligada de todo objetivo de construir comunidades e relacionamentos, e tem se degenerado simplesmente em uma forma de afirmar o direito de alguém de escolher o seu próprio prazer à sua própria maneira. Falando claramente: ao invés de ser um sacramento, sexo tornou-se um brinquedo.

Precisamente porque o objetivo final não é um céu incorpóreo, nem simplesmente uma rearrumação da vida na presente terra, mas a redenção da criação inteira, nosso chamado é para viver em nossos corpos agora de uma forma que antecipe a vida que nós viveremos então. Fidelidade conjugal ecoa e antecipa a fidelidade de Deus a toda criação.


* Um amigo que tem se especializado no pensamento de Wright me autorizou publicar a sua tradução.

Nenhum comentário: