sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Reforma ortográfica...

Várias regras da nossa língua serão alteradas com a nova reforma ortográfica. O professor Sérgio Nogueira explica as mudanças.

São muitas mudanças na língua portuguesa. O brasileiro vai ter que se adaptar ao novo acordo ortográfico. Hífen, acentos e trema agora têm novas regras. Por isso, o professor de português Sérgio Nogueira fala sobre as mudanças.

Bom Dia Brasil – São muitas regras. Aprender tudo isso pode acabar sendo uma aventura prazerosa. A gente pode acabar redescobrindo a nossa língua.

Sérgio Nogueira – Eu acho que sim. Eu fui contra a reforma o tempo todo, mas hoje eu estou mais ou menos convencido que vai ser um bem para a nossa língua portuguesa. Ela está sendo revitalizada. As pessoas estão preocupadas. Como as mudanças não são tantas quanto se imagina, eu acredito que será um belo divertimento. Teremos um bom ano pela frente em termos de mudança. E mudar faz bem. Nós temos que perder essa resistência ao novo. É óbvio que quem já está com a memória visual já formalizada vai ter uma certa dificuldade em desconstruir essas imagens, como no caso do pinguim. Vai perder o trema, mas não vai sofrer muito. A pronuncia vai continuar a mesma. É questão de apenas acostumar a vista.

O falar continua o mesmo, o que muda é a forma de escrever algumas palavras. Países mudam de nome? Nós vamos ter que reaprender a escrever nomes próprios? Por exemplo, nossos Márcio e Sérgio têm acento. Eles perdem o acento?

Nós vivemos em um país – talvez o único – em que o pai e o escrivão decidem como escrever o nome dos seus filhos. Aqui, no Brasil, vale tudo em relação à ortografia, inclusive a criação de nomes. Se formos seguir a regra ortográfica, tanto Márcio quanto Sérgio continuam com acento, porque essa regra não vai ser afetada. Talvez aí seja o grande problema em relação à reforma. Não é propriamente o que muda, porque o que muda é muito pouco. Se a gente pegar os jornais de hoje – O Globo já está com de acordo com a reforma, você vai ter que ficar procurando palavras. Eu encontrei só umas duas ou três, pelo menos no primeiro caderno, que foram afetadas. Nesse caso, é você se acostumar com as pequenas mudanças que sofreremos no aspecto gráfico. A gente confunde ortografia com língua. Língua portuguesa é outra coisa, muito mais rica em termos de vocabulário e tudo mais. Ortografia é uma coisa muito específica.

As mudanças são na forma de escrever. O senhor falou em jornais. No Globo de hoje, a gente já vê a forma voos, sem acento. Então, vamos falar dessa regra. As palavras que terminam em dois 'os' e em dois 'es', como leem, veem e deem. Elas vão perder o acento?

Elas vão sim perder o acento. Como eu disse, são poucas. Se você pegar palavras terminadas 'oo', são voo, enjoo, perdoo, magoo e vai ficando por aí. Se pegar os verbos que terminam em 'eem', são só quatro: ler, dar, ver e crer – e seus filhotes, como prever e reler. Se somar isso regra, vai dar umas dez ou quinze palavras no máximo.

O hífen é mantido se depois dele vem a letra h ou uma vogal igual à letra anterior ao sinal, como por exemplo anti-horário.

Você mantém o hífen em anti-horário, por causa do h. eu vejo, no caso do hífen, até uma melhoria. Não é o ideal. O ideal era acabar com o hífen, mas já que ele conseguiu sobreviver, temos, pelo menos, observar pelo lado positivo. Eu sou muito positivo. Eu acho que houve uma simplificação. Por exemplo, a maioria dos prefixos e falsos prefixos – não importa se vêm do latim ou do grego – só terá hífen agora se tiver h ou vogal igual. Dá até para decorar a regra. Então, anti-horário vai ficar com hífen. Anti-inflamatório - que não deveria ter, mas as pessoas já usavam – passa a ter hífen, porque a vogal é igual. Anti termina em i, e inflamatório começa com i. Esta regra é muito interessante. Vai causar estranheza? Vai. Por exemplo, no caso do s que vai ter que dobrar, como é o caso autosserviço e antissocial. O r também vai ter que dobrar como em autorreforma. Vai dar um pouco de dor de cabeça.

Fonte: http://g1.globo.com/bomdiabrasil/

Nenhum comentário: