quinta-feira, 3 de abril de 2008

N. T. Wright o teólogo da moda...

Está na moda na academia de teologia uma posição teológica mais aberta, ela se chama “Nova perspectiva”.

O autor Wright faz uma abordagem crítica sobre a justificação pela fé. Para ele, Agostinho, Lutero e Calvino não entenderam a teologia de Paulo.

Na visão de Wright, Paulo não pensou nesta possibilidade. A salvação para Wright não pode estar ligada pela fé na compreensão da justificação. Ele entende que isso não é uma questão cultural e teológica do judaísmo.

Embora ele tenha este método altamente crítico, ele tem algumas sacadas que são interessantíssimas. Irei postar dois textos que são alguns recortes do seu livro que não tem em português, ele se chama “Simply Christian” ou “Simplesmente Cristão”.

O grande teólogo reformado John Piper, este que admiro muito, fez uma excelente obra que se chama “The Future of Justification: A Response to N.T. Wright” ou “O Futuro da Justificação: Uma Resposta para N.T. Wright”. O livro do Piper ainda não tem em português, mas você pode baixá-lo no site do Piper. Sem dúvida é uma resposta acima da média. Piper trabalha muito bem com a dinâmica da justificação.

Precisamos dar uma atenção para isso, alguns seminários já aderiram esta linha. Cabe a nós uma resposta.

* Perdão se na tradução houve algum erro.

2 comentários:

Josaías disse...

Pois é, Christopher, o Wright tem muita coisa boa. Vale lembrar que ele é bispo anglicano, mas ainda assim não se deixou levar por grande parte dos erros que a maioria dos teólogos anglicanos cairam hoje em dia.

Ele é um grande defensor de verdades essenciais como o nascimento virginal e a ressurreição de Cristo. Além de considerar a Bíblia autoritária (apesar de que não li muita coisa sobre seu pensamento bibliológico e acho que ele não é totalmente ortodoxo).

Um dia espero ler a obra dele que todos dizem que é praticamente irrefutável a respeito da ressurreição real e corpórea de Jesus, conforme ensinada pela Bíblia. Mas pra chegar lá tenho que ler os dois primeiros volumes da coleção, que são imensos...

Bom, resumindo, se o Wright entrar na moda mesmo (imagino que o tempo tá chegando), a gente vai debater muito a justificação. Mas é menos pior que você perder tempo com os críticos da ressurreição de Jesus, por exemplo. Lá fora, esse debate já tá morrendo há um bom tempo e deve acabar logo. Sem chances de voltar à vida, se Deus quiser.

abraços

Josa

P.S.: Especializando-se no pensamento do NT Wright é um pouco demais :P

informadordeopiniao disse...

A questão é que nos círculos conservadores praticamente a teologia hoje é apologética e com poucas perspectivas. Vive meio que à sombra dos liberais, expressando-se como um contraste. Parece que o único interesse é defender pontos específicos e não explorar nuances e ampliar a perspectiva. Isso afasta pessoas com espírito investigativo e perscrutador das igrejas, tanto como os liberais afastam gente que quer uma devoção fervorosa.

N.T.Wright tem muito a oferecer além de simplesmente apologética de pontos específicos como a ressurreição (embora também ofereça isto). Oferece uma visão mais relevante para os dias de hoje sem ter de criar um "cristianismo novo" como muitos tentam.

E seus estudos paulinos não encaixam na figura espantalha que muitos criararam, não é um embate frontal contra a perspectiva protestante, e é mais comedida do que a de E.P.Sanders, pois ele ressalta mais o que de novo Paulo apresentou. Só se recusa a pregar que Paulo "rompera" com o seu judaísmo, mas sim o transcendeu, considerando o cristianismo como o cumprimento das expectativas mais profundas do judaismo. E dá sim uma nova visão, fundamentada, sobre a dimensão da libertação política-social na pregação de Paulo, o que incomoda os que vêem no mesmo uma legitimação de status quo.
Deixo aqui um texto dele:http://www.ntwrightpage.com/port/Wright_Paulo_Cesar_Romanos.pdf

Abraços a todos, parabéns pelo espaço.