sábado, 1 de novembro de 2008

A Antropofagia da Leitura...

Não sou escritor, mas um dia pretendo ser. Portanto, ainda estou fora deste processo canibalesco. Mas quando converso com amigos que são escritores de renome, eu percebo não simplesmente o desejo de contribuir para o conhecimento, mas o desejo de ser conhecido, e digo mais, o desejo de ser devorado.

Tenho diversos autores pelos quais nutro uma paixão por seus escritos. Geralmente quando indico uma leitura uso a expressão “devora este livro”. Este foi o termo que Deus usou para os profetas – “coma este livro”. Nada mais é que devorar Deus nos seus escritos. Assim é a literatura. Quando o leitor se debruça sobre um livro, ele está se alimentando do autor. Ou seja, o escritor se torna o alimento do leitor. O apaixonado por leitura “come” o leitor. Mas não é o estado de comer a carne do autor, o leitor come os seus pensamentos, idéias, sonhos, utopias. Numa linguagem metafórica na leitura o cérebro do autor é o nosso alimento.

Portanto, muitos escritores gostam desta sensação. Quando estão numa conferência as pessoas o cercam e dizem – “amei o seu livro” ou “devorei em um dia o seu livro”. Aí reside o prazer de escrever, é saber que pessoas estão se alimentando do seu pensamento. Este é o mundo “canibal” da leitura.

Nenhum comentário: