PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO
1. Clareza - O texto está claro para o leitor?
2. Concisão - O texto diz o máximo com o menor número possível de palavras?
3. Correção - O texto respeita rigorosamente a gramática?
4. Encadeamento - O texto está organizado de modo lógico e harmônico?
5. Consistência - O texto usa os verbos nos mesmos tempos e os pronomes nas mesmas pessoas?
6. Contundência - O texto vai direto ao ponto?
7. Precisão - O texto usa os termos de modo preciso?
8. Originalidade - O texto é original, agradável e criativo?
9. Correção política - O texto é "politicamente correto"?
10. Fidelidade - O texto é honesto com as fontes?
DEZ CONSELHOS PRÁTICOS
1. Escreva frases breves e parágrafos curtos. Não complique.
2. Encadeie as frases e os parágrafos logicamente. Não faça uma colcha de retalhos.
3. Evite apelar para generalizações. Não seja superficial.
4. Evite repetir palavras. Não seja pobre no seu vocabulário.
5. Evite modismos lingüísticos. Não pareça um deslumbrado.
6. Evite as redundâncias. Não seja apressado.
7. Abstenha-se de superlativos, aumentativos, diminutivos e adjetivos em demasia. Não seja pernóstico.
8. Faça poucas citações diretas; opte por reescrevê-las, creditando-as aos seus autores. Não compile.
9. Use as notas de rodapé para definições e informações. Não seja óbvio.
10. Lembre-se SEMPRE que você está escrevendo para um leitor real.
Nenhum comentário:
Postar um comentário