sábado, 1 de novembro de 2008

Religião no Brasil...

Tenho pra mim que daqui alguns anos placas denominacionais não serão mais necessárias. As pessoas não procuram placas de igrejas, elas procuram a novidade. As pessoas desejam o desejado. O que importa para o povo é a identificação com aquilo que eles precisam e com um passado não resolvido. Por isso, a grande procura por igrejas neopentecostais. Nestes ambientes as pessoas recebem um “tratamento psicológico”. O outro fator é que o mistério do mal é trabalho e resolvido.

Antigamente as pessoas procuravam uma igreja que pregava um ensinamento mais bíblico e coerente. Hoje a prosperidade, a determinação, o exorcismo, a cura e a vitória são o cardápio mais procurado. A procura tem sido tão grande que hoje se tornou inominável dizer qual segmento religioso tal movimento pertence. Tínhamos os históricos, tradicionais, pentecostais e neopentecostais. Hoje surgiram alguns movimentos que não se adaptam a nenhum destes mencionados acima.

É preciso entender que a religião no Brasil se tornou um lugar de passagem. A etimologia da palavra é “re-ligare”. Alguns usam este termo para dizer que a religião religa o homem com Deus. No caso do cenário brasileiro isso pode ter outra conotação. A religião no Brasil religa diversas outras religiões. O sujeito passa pelo catolicismo, misticismo, ocultismo, macumba, protestantismo, pentecostalismo e neopentecostalismo. São por tantos caminhos que o indivíduo trilha que a cada passo ele carrega consigo algo da religião passada. Isto se percebe no maior nome do movimento neopentecostal do Brasil. Por isso, é inominável dizer o que é religião hoje no Brasil. A mistura é tanta que você tem pessoas que são católicas praticantes, mas precisam estar no centro de macumba. Por outro lado você tem pessoas que são membros de igrejas protestantes históricas, mas precisam da rosa da unção. Percebe-se que o indivíduo é um peregrino entre as diversas religiões e meios de fé que existem no Brasil. Não se pode dizer que existe um lugar fixo e permanente para as pessoas freqüentarem, elas simplesmente querem passar e absorver algo por onde passam. Assim é construído o cenário religioso no Brasil.

Nenhum comentário: