sábado, 31 de maio de 2008

O problema do dualismo III...

O gnosticismo dividia o homem em parte inferior e superior. Na parte inferior estaria a “sede” do pecado, e a superior estaria fora deste âmbito. O pecado se situaria no âmbito inferior e sensual do homem. E a mente, parte espiritual, estaria isenta desta corrupção. É claro que isso não é possível. É muito fácil encontrar esta compreensão dentro da igreja. Quando você ouvir – este crente é espiritual o outro é carnal – cuidado. Estas palavras transmitem a heresia gnóstica. O meu corpo peca, mas minha mente é intocável? A minha mente é a primeira a pecar. Dela emana todas as maquinações pecaminosas. A minha mente planeja o pecado. Ela alimenta o pecado. O corpo simplesmente cumpre o desejo que alimentei mentalmente. Portanto, o ser humano, sendo este um ser integral, peca por completo.

Criar duas esferas – inferior e superior – é o mesmo que duplicar o mundo físico. Não é possível criar uma realidade dentro de outra realidade. Por isso, muitos trabalham com a idéia de santo e profano. A vida humana não se fragmenta. Tudo é vida. A vida “espiritual” está dentro desta realidade. Inventar um mundo espiritual é abrir mão daquilo que Deus chamou de bom. É a tentativa de querer ser mais santo do que Deus. Não há uma parte da vida que Deus não diga – Isto é Meu.

Nenhum comentário: