quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Qual é a diferença entre o protestante e o católico?

A igreja protestante tenta de todas as formas criar um divisionismo com a igreja católica. Nem o próprio Lutero rompeu com a igreja católica. Ele criticou a autoridade papal e a influência dos príncipes nas decisões doutrinárias, mas precisou da ajuda de um príncipe para ter a sua vida intacta.

Os protestantes têm uma mania de demonizar tudo que é católico. Esquecem que os grandes teólogos foram católicos. Os protestantes dependem e muito da teologia católica.

No processo de imigração os protestantes menosprezaram a cultura porque estava influenciada pelo catolicismo. Criaram uma imensa competição – qual doutrina é mais pura? Quando os católicos chegaram no Brasil, para eles toda cultura que já existia era pecaminosa. Principalmente a indígena. Quando os protestantes chegam no Brasil, o que eles fazem? A mesma coisa que os católicos fizeram. Só que a transformação é maior. Eles precisaram mudar a religiosidade, a cultura e o pensamento social. Isto quer dizer que os índios, os negros e os católicos receberam esta ação. Neste sentido a semelhança é idêntica. Os dois lados cometeram um etnocentrismo.

Em outro sentido, podemos ver uma semelhança abissal na relação pastor e padre. O padre recebe as pessoas no confessionário. Ele exerce um certo poder sobre a penalidade e a absolvição da ovelha. Dependendo do pecado ela tem uma certa disciplina. O padre é o porta-voz de Deus. Ele é a pessoa que sabe o que outro deve ou não fazer. Ele é o sacerdote de Deus. Mas e o pastor? O que é o gabinete pastoral, se não um confessionário. É o pastor que tem todas as respostas. É o pastor que dita a vida devocional das ovelhas. É o pastor que sabe o que é o melhor para o aconselhado. Ele se torna um oráculo. Ele não ensina a maturidade, ele ensina a dependência das pessoas para com ele. O sacerdócio universal passa longe da teologia de muitos pastores. Se o padre tem a posição de sacerdote para a igreja católica, o pastor também exerce o mesmo símbolo e posição. Mas a diferença entre os dois está no fato da exposição. O padre não expõe o pecador em público. Mas o pastor para mostrar uma suposta disciplina e produzir o medo, ele expõe o pecador em público. Ele realiza o mesmo papel que o diabo faz quando expõe uma pessoa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fico intrigado por não haver nenhum comentário em palavras tão "sábias" como essas!!!!
Fico estarrecido!!!!!