quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

Capricho

Capricho


RUSSELL, Bob & RUSSELL, Rusty. Uma Igreja de Sucesso – 10 princípios
bíblicos testados e aprovados. 1. ed.
São Paulo: Vida Nova. 2003. 113-128p.

Resenha:

"Se o trabalho está relacionado com o reino de Deus, ele merece nossa máxima dedicação"

Quando penso nesta frase me recordo do trabalho engenhoso e tão dedicado do pastor de Jovens Todd Clark, realizou um trabalho maravilhoso em uma série de mensagens, usando materiais como: um bote salva-vidas, uma cruz imensa dentro da igreja, um data show, tudo isso para fazer o melhor para Deus e mostrar para todos como deve ser feito a obra do Senhor.

Mediocridade gera indiferença, mas a qualidade atrai. E isso se aplica a qualquer área; não se restringe à igreja.

Seria muito mais fácil evangelizar se todos os cultos de sua igreja fossem realizados com um capricho tão grande e inspirasse as pessoas de tal maneira que elas só pensassem em contar a experiência a todos os seus conhecidos.

Alguém já definiu evangelismo como sendo um mendigo dizendo a outro mendigo onde encontrar pão.

Nas avaliações que foram feitas na igreja foi constato que os membros, cerca de 90% deles levaram um visitante ao culto. Mas fico a perguntar, o que os estimula a levar outras pessoas à igreja? Eles sentem-se entusiasmados com o que experimentam. Eles sabem que toda semana as instalações estarão bem cuidadas e que o trabalho no berçário, na recepção, o louvor e a pregação serão feitos com capricho. Entretanto, quando trabalhamos com capricho, as pessoas desejarão contar aos seus conhecidos.

Aquilo que realizamos de bom, de excelência para Deus deve estar em evidência em cada detalhe. Uma senhora expressou o seguinte sentimento que causou a sua permanência em nossa igreja – “Estávamos procurando uma nova igreja. Fomos ao departamento infantil e, ao inscrever nosso filho, alguém nos perguntou se ele era alérgico a algum alimento. Nosso filho é extremamente alérgico a amendoim. De todas as igrejas que já freqüentamos, essa foi à primeira em que nos perguntaram isso”.

Essa dedicação no fazer o melhor, de exercer certo capricho deve levar consigo uma diligência diária e cuidadosa. É muito fácil nos tornarmos relapsos. O mesmo acontece na igreja. Podemos iniciar um programa com todo capricho, mas para acontecer o padrão, precisaremos ser diligentes dia a dia. Com isso aprendi a não tolerar displicência não só comigo, mas também para com os outros integrantes da equipe.

Mas diante de todo esse trabalho há também seus pontos contra. Primeiro é que sempre haverá críticas. As pessoas nos consideram arrogantes pelo fato de nos empenharmos muito. Segundo, as desilusões. Percebo que nem sempre chegaremos a atingir o alvo, o ideal, vamos sim fracassar em alguma área e isso nos levará a humildade. Temos de manter em mente que, embora nunca alcancemos todos os objetivos, sempre estaremos buscando a perfeição.

Um conselho muito prático, mas pouco exercido, é a antecedência do projeto para que seja feito com qualidade, antes de tudo precisa ser planejado e avaliado.

Definir o padrão de qualidade desde a primeira vez que fizer algo novo em sua igreja. Assim teremos certeza de que o trabalho será realizado da melhor maneira possível. Se nos dedicamos mais a nos preparar, o resultado será melhor.

A nossa avaliação própria não deve ser levada em conta, pois na avaliação estarão presentes nossos sentimentos. Podemos nos sentir satisfeitos com o resultado não porque foi excelente, mas apenas porque nos saímos melhor do que esperávamos! Da mesma maneira, podemos ficar insatisfeitos com algo que realizamos bem por termos elevado demais nossas expectativas.

É claro que diante de tudo fica evidente que não podemos permanecer em obras que estão mortas, pois muita das vezes queremos fazer o melhor e empurramos as coisas com a barriga e isso não funciona, precisamos enterrar os frutos que não dão mais resultados.

Nesta busca da excelência é preciso colocar as pessoas certas, nos lugares certos, fazendo as coisas certas. Uma pessoa que não sabe cantar não pode fazer um solo no domingo a noite na igreja ou em nenhum culto, pois essa não é a área dela. Não é fácil dizer a verdade para as pessoas que acham que tem talento quando, na verdade, não o tem. No entanto, os líderes devem ser corajosos e decididos.

Para executar tudo com um belíssimo capricho é preciso muita dedicação, muito amor e muito aperfeiçoamento, por isso deixo o que Paulo expressou acerca do serviço do Senhor: “Aperfeiçoai-vos[...]vivei em paz; e o Deus de amor e de paz estará convosco” (2Co. 13:11)

Nenhum comentário: