terça-feira, 19 de dezembro de 2006

Gênesis 22: 1-19

“Seja-nos, pois, Deus propício e faça-nos chegar a entender aquilo em que acreditamos”
Santo Agostinho

Fé – é viver, confiar, acreditar, naquele que nos chamou a andarmos pela fé. Não existe possibilidade de vida completa, se ela não estiver firmada em algo. Hoje temos o misticismo, as superstições, é usado amuletos da sorte para que não aconteça nada de errado – depositamos a nossa fé em uma imagem. O ser humano é diversificado na maneira de expressar a sua crença.
O panorama da história da fé deste presente século, está corrompida. As pessoas inverteram a aplicação da fé. A nossa fé não tem condições de colocarmos Deus contra parede. A nossa fé não é capaz de revogarmos bênçãos para nós mesmos. A nossa fé não pode exigir nada de Deus. Foi Deus que nos deu esta fé que hoje possuímos. É Deus que decide o que foi fazer ou não, as vezes nem temos fé o suficiente para vivermos tão grande milagre, mas Deus opera com Poder, porque Ele sabe das nossas condições e limitações.
Abraão o pai da fé viva e ativa, é provado, é colocado em uma situação de risco – matar o seu filho da promessa e perder a alegria de viver. Creio completamente que a mesma fé que Deus derramou sobre a vida de Abraão, é a mesma que está em nós. A grande questão é que Abraão soube desenvolver a e aplicar a sua fé em Deus. Deus em Abraão nos convida a vivermos com tal excelência a nossa fé imaculada.

1) Uma ordem difícil para se cumprir – [v.2];
1.1 – “Deus abençoa aqueles que confiam nele e seguem suas instruções, mesmo quando as circunstâncias parecem arriscadas”
1.2 – Considerações: Abraão fez as malas e se mudou sem saber para onde estava indo. Moisés ordenou que o faraó libertasse os israelitas sem saber qual seria a reação daquele rei. Elias invocou fogo do céu, embora nunca houvesse visto aquilo acontecer.

2) A difícil caminhada da fé – [v.3-4];
2.1 – A amada esposa de Martinho Lutero disse certa vez ao seu marido que não podia acreditar na história de Abraão e Isaque, porque Deus jamais trataria assim um filho. “Mas, Katie”, respondeu Lutero, “ele tratou assim o seu próprio filho”.
2.2 – Hc. 2:4b – “(...)mas o justo viverá pela sua fidelidade”

3) A fé produz confiança – [v.5];
3.1 – Abraão obedeceu a Deus em um ato fervoroso de fé. Agiu com plena confiança em seu relacionamento pessoal com Deus. Uma vida marcada pelo risco inclui verdadeiro temor e tremor, pavor e ansiedade.
3.2 – Hb. 11:6 – “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam”

4) A fé assumi a resposta dos dilemas – [v.7-8];
4.1 – “Devemos tentar algo tão grande que, se Deus não estiver presente, com certeza dará errado”
4.2 – Hb. 11:1 – “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”

5) Atitudes de fé, nos faz conhecer o Deus que supri – [v.13-14];
5.1 – Toda a nossa vida com Deus deve ser norteada com atitudes de fé. Precisamos pedir a Deus situações que nos exijam fé. Somente assim cresceremos mais e mais. Deus nunca deixou o justo desamparado. Aquele que confia plenamente em Deus contemplará todo socorro e todo amparo do Senhor.
5.2 – Hb. 11: 17-18 – “Pela fé Abraão, quando Deus o pôs à prova, ofereceu Isaque como sacrifício. Aquele que havia recebido as promessas estava a ponto de sacrificar o seu único filho, embora Deus lhe tivesse dito: ‘Por meio de Isaque a sua descendência será considerada’. Abraão levou em conta que Deus pode ressuscitar os mortos e, figuramente, recebeu Isaque de volta dentre os mortos”

Nenhum comentário: