terça-feira, 19 de dezembro de 2006

"Usurpadores da Glória de Deus"

Gênesis 3:1-7

A percepção clara em todo ser humano, é que existe um enorme desejo de nos tornarmos uma espécie de divindade. Atores e personagens que exercem influência na sociedade se tornam como deuses. Na mitologia grega um deus tinha a forma humana, o seres humanos querem tornar-se como os deuses gregos. Não sei quantos assistiram o filme “Duelo de Titãs”, o ator Denzel Washington que faz o papel de treinador do time de futebol, quando questionado por um de seus atletas sobre a sua liderança, ele expressa a seguinte frase: “Eu sou a lei, eu sou deus”. O desejo pelo poder, pela ganância, pela fama, tem feito muitas vítimas.

O homem diz que possuí toda verdade, ele se tornou conhecedor de uma verdade que se torna um paradoxo bíblico, pois a verdade que o homem possui escraviza-o e o destroí, mas a verdade da Bíblia liberta e salva. O presidente dos EUA, hoje ele possuía a autoridade de doar e de tomar a vida de nações. O cubano Fidel Castro, um grande ditador, somente ele tem a verdade, somente ele sabe o que é melhor para o povo. O nosso grande rei Pelé, será imortalizado, pois para o futebol ele é único. Madres, papas, freis são canonizados como santidade extrema se igualando ao Deus Vivo e Soberano. Não podemos nos esquecer do Henri Cristi, que diz ser o próprio Jesus Cristo. A grande sigla “Pr.” desejada por tantos, ou quem sabe "Ap.", ou de "Pai Ap".

É de causar nojo e depreciação o fato desta contaminação entrar dentro da igreja, pessoas que são capazes de puxar o tapete do outro para assumir o ministério do irmão. Não só pastores, mas líderes e obreiros tem usado do púlpito como arma de acusação, meio de aniquilar as pessoas e amedrontá-las. O púlpito se tornou um pedestal de vida e de morte. Um certo pastor em uma assembléia da igreja, quando a igreja estava passando por alguns ajustes e o pastor encontrando algumas dificuldades, ele disse no meio da reunião a seguinte frase: “Eu mando e desmando aqui, eu sou o pastor” – foi questão de segundos para ele cair e começar até um ataque de convulsões. Estamos enganados, pensamos que somos alguma coisa. O ser humano se define da seguinte forma: um ser mutável, falível, um ser causado que precisa de uma causa para existir e esta causa é Deus, tem uma estrutura de pó [Salmos 103], é como a neblina da manhã que se dissipa ao meio-dia, somos vulneráveis a qualquer doença, somos finitos em nossa capacidade de pensar e raciocinar. Eu pergunto, como podemos ser igual a Deus? Como é que a criatura quer tomar o lugar do Criador? Vamos verificar o porque.

1) Por que o homem é influenciado pelo diabo – [v.1];
Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: Foi isto mesmo que Deus disse: Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim?

De acordo com Efésios 6 do versículo 10 em diante, nos é relatado sobre a armadura do cristão e uma das partes é o escudo da fé para combater os dardos inflamáveis do inimigo. Penso que, muitos de nós não utilizamos este recurso. Por que, constantemente estamos recebendo ataques do inimigo. Infelizmente homens e mulheres de Deus estão a mercê das influências do diabo, e muitos já caíram. Deus nos tem falado muito e de diversas maneiras, mas precisamos ter cuidado para saber até onde Deus permite a nossa atuação, quer no ministério, quer em relações interpessoais, em todas as áreas de nossas vidas. Sempre nos surgirá esta pergunta: É isso mesmo que Deus disse? Será que você não pode ir mais longe? Deus sabe mesmo do que está falando? Não estamos lidando com um ser estúpido, burro que não sabe o que faz, o diabo é astuto, é inteligente, mas existe cristãos sem noção e indiferentes, precisamos agir como Paulo – “a fim de que Satanás não tivesse vantagens sobre nós; pois não ignoramos as suas intenções” [2Co 2:11]

Quando se perde a riqueza, nada se perde; quando se perde a saúde, perde-se alguma coisa; mas quando se perde o caráter, perde-se tudoCharles L. Wallis

A humanidade está destituída da glória de Deus, o que opera nas pessoas que vivem pela sistema que governa este mundo, é o maligno. Elas estão sem um caráter irrepreensível, mas o que dói, é ver que muitos líderes religiosos, pastores, padres, bispos, reverendos, líderes de igrejas, estão aos poucos perdendo o caráter imaculado. Na igreja, nos meios institucionalizados das denominações há um número expressivo de pessoas influenciadas pelo diabo, mas elas não tem consciência disto – querem poder, fama, status, querem ser pessoas renomadas. Não existe mais a orientação da Bíblia, da oração, do Espírito Santo para tais pessoas, mas sim a voz sedutora e voraz de Satanás sussurrando em seus ouvidos – “Foi isso mesmo que Deus disse?”, “Será que você não pode ser mais do que ele?”. Fica a pergunta do profeta Isaías 45:9 – “Ai daquele que contende com seu criador, daquele que não passa de um caco entre os cacos no chão. Acaso o barro pode dizer ao oleiro: ‘O que você está fazendo’?

2) Por que o homem caído tem a síndrome de Lúcifer – [v.5];
Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês, como Deus, serão conhecedores do bem e do mal

Existe um monopólio muito grande do saber dentro das igrejas, pessoas que tem mais tempo de vida cristã, líderes que até mesmo fizeram alguns cursos de liderança, aqueles que oram e tem uma leitura sistemática da Bíblia, titulam-se conhecedores de toda verdade, somente eles sabem o que é bom ou ruim para as pessoas, não enxergam o seu próprio umbigo e não sabem o que é bom ou ruim para si mesmos e cometem erros irreparáveis.

Caio Fábio escreveu um livro com o seguinte título “Síndrome de Lúcifer”. Muitos homens querem tomar o lugar de Deus, se acham aptos para julgar as pessoas, para perdoa-las, tornando-as limpas de seus pecados, se acham aptos para condenar, para jogar vidas no inferno, querem ser ditadores da verdade, somente eles tem a verdade, mas que verdade é esta que mata, que escraviza, que pisa nas pessoas humilhando-as, que feri e machuca corações. Digo que ninguém tem a verdade, somos limitados para possuir a verdade que é pura e salvadora, pelo contrário a verdade é que nos possui, pois a verdade é Cristo Jesus. Homens que querem tomar a glória de Deus, colocam sobre si rótulos como "Pai Apóstolo" e criam imagens próprias para as pessoas se prostrarem e reverenciarem a sua pessoa. Penso que, para muitos que se titulam “cristãos”, tem a mesma perspectiva do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, um existencialista ateu, que expressou o seguinte pensamento: “Deus é uma mera ilusão sobre o absoluto, ilusão criada pela mente humana. Essa ilusão tem de ser destruída para que a nova era do super-homem possa raiar. Aqueles que criaram Deus tem de mata-lo. Temos de eliminar deliberadamente do nosso pensamento a própria idéia de Deus”. Não duvido que muitos queriam que isso acontecesse, que Deus fosse destruído para que assim eles reinassem em seu lugar, e assentar em seu trono de glória. Alguns pastores, líderes, homens de negócio queriam que isso fosse verdade. Quantos não tem o desejo de se tornar um super-homem, cheio de poder, imbatível, herói, mas não podem esquecer que existe à criptonita. Esse desejo e sentimento é o mesmo que houve em Lúcifer em usurpar a glória, o trono e o reino de Deus. Queridos, cuidado para que este sentimento não esteja em seu coração e examine o seu coração e veja quais as possibilidades de isto acontecer com você.

3) Por que o homem acha que Deus não é suficiente – [v.6];
Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também

O diabo em sua sofisma, esta arte de enganar, torcer a verdade em mentira, com um sentido de que a mentira se torne uma verdade, tem atraído muitos para o seu arraial. Protágoras, chamado “pai do antigo humanismo”, um filósofo muito influente em Atenas, em sua famosa máxima, “homo mensura”, declara que o “homem é a medida de todas as coisas”, da existência das coisas que são e da não-existência das coisas que não são. Para ele, o conhecimento começa e termina com o ser humano. De uma perspectiva bíblica, é claro, a honra de ser o primeiro humanista não pertence a Protágoras. Na verdade, ela é atribuída não a uma pessoa, mas a uma serpente, cuja a máxima era “sicut erat Dei”, “sereis como Deus”.

O ser humano em si gosta de ser o centro das atenções. O mal que constantemente desfrutamos gostamos de compartilhar com outras pessoas, assemelhança de Eva. Trocamos a pessoa de Deus, a sua presença, as suas bênçãos, o seu melhor, porque sempre pensamos que pode haver algo melhor do que Deus está fazendo em nós e por nós. Quando agirmos ou pensarmos desta maneira sempre estará a presença do enganador querendo nos mostrar e nos fazer acreditar que existe algo mais, que existe a possibilidade de sermos o melhor, de sermos os provedores de tudo o que é bom, de sermos os supridores de nossas próprias necessidades. Deus deixa de ser suficiente, por que nos tornamos a medida de todas as coisas, não somente a terra, mas todo o universo gira em torno de nós, por que nos tornamos pessoas conhecedoras do bem e do mal, somos cheios de discernimentos, por que Deus? Porque busca-lo? Nessa inversão de valores que toda humanidade comete na troca da verdade de Deus pela mentira, as pessoas adoram a si mesmas e adoram outros seres, ao invés do criador [Romanos 1:25]. Muitos fizeram de Deus papel e lata de alumínio, pois o tornaram algo descartável. Substituímos à Deus por qualquer objeto, por qualquer cargo, por qualquer dinheiro, por qualquer prazer momentâneo de uma noite de sexo, ou uma noite de bebedeiras. Fica a minha pergunta. O que Deus é para nós? Qual é a posição de Deus no pódio do nosso coração?

"As circunstancias não fazem um homem. Elas apenas o revelam" James Allen

Estou a favor desta afirmação. Você quer saber o que é o homem, assista-o passar por circunstâncias adversas, assista-o galgar novos patamares. Conheci um homem na instituição da denominação em que trabalhei, aparentemente um homem tranqüilo, acessível, parecia ser até humilde, gostava muito de conversar e fazer brincadeiras, foi ele assumir o posto de presidência, administrador geral de toda a instituição, o homem mudou, ficou arrogante, autoritário, tratava as pessoas de maneira diferente. As circunstancias não fazem um homem. Elas apenas o revelam.

Existe uma doutrina chamada Solipsismo, que professa a seguinte doutrina – “somente eu existo”. Não estamos vivendo assim? É a famosa pergunta da bruxa da “Branca de Neve e os Sete Anões”. Existe alguém mais bonita do que eu? Existe alguém mais capaz do que eu? Existe alguém mais versatíl, mais inteligente, mais poderoso, mais culto, mais esperto, mais comunicativo do que eu?

Consideração:

Moisés se irritou nas águas de Meribá contra o Espírito de Deus, na tentativa de tomar o lugar de Deus, não foi feliz o seu final. Saul achava que Deus não o bastara, foi procurar uma advinha para substituir à Deus, seu fim não foi feliz. Deus não dividi a sua glória com ninguém, é dele somente dele – “Eu não aceito glória dos homens” [João 5:41], mas os homens acham que podem tomar o lugar de Deus. Júlio César, Alexandre, o Grande, Napoleão Bonaparte, Hitler, Stalin, podemos verificar pela história, foram homens que quiseram ser mais do que Deus, mas estão em seus túmulos e ardendo no inferno, pois tiveram o mesmo sentimento que existe em Satanás.

Conclusão:

Portanto, a seguinte conclusão de Galatas – de Deus não se zomba [Gálatas 6:7]. Não podemos contender, não podemos ser mais e nem menosprezar a pessoa de Deus. O ser humano não pode determinar seu próprio destino. Ele não tem controle sobre o que lhe acontece. O homem está destinado a morte, e Deus sempre e sempre reinará e viverá. Por isso termino com o seguinte pensamento – Deus é Deus, homem é homem!

Nenhum comentário: