sábado, 16 de agosto de 2008

Deve ser difícil...

O nível de preparo para um professor de teologia dever ser no mínimo o excelente. Mas não tenho visto isto. Deve ser difícil para um professor ter na sala de aula alunos que dominam mais o conteúdo da disciplina do que o próprio professor. Eu sinto vergonha por ele. E percebo que ele sente vergonha e se perde na aula. É uma tristeza.

Alguns professores pensam que lecionar é citar alguns pensadores. Isto demonstra a imaturidade intelectual do professor. Alguém que não seja capaz de produzir os seus próprios pensamentos está fadado a ser uma ameba. Ou melhor, uma sanguessuga. É claro que em dado momento você deve citar algum pensador. O que não pode acontecer é fazer da sua mente terra de outros.

Tudo isso é o reflexo do ensino brasileiro. Atingiu os seminários protestantes. Professores desqualificados. Não sabem pronunciar o nome de um teólogo que tanto admira. Cita livros errados. Cita personagens fora da data e do contexto. Elabora uma linha história altamente sujeita a crítica. Tudo porque bebe somente de um teólogo.

Lembro-me quando cursei “Processamento de Dados” uma área muito interessante da informática. Tinha um colega de classe que era um gênio. Ele ensinava o professor que tinha doutorado. Lembro-me do Luiz Sayão, que ensinava Hebraico na USP para professores e alunos. Mas isto não é difícil de acontecer no Seminário do Sul. Pelo contrário, é mais fácil do que se imagina.

Nenhum comentário: